Futebol feminino

Futebol feminino: uma estreia absoluta na convocatória de Portugal para o duplo confronto contra a Irlanda do Norte

Futebol feminino: uma estreia absoluta na convocatória de Portugal para o duplo confronto contra a Irlanda do Norte
Paulo Cunha

A chamada de Stephanie Ribeiro, avançada luso-americana do Pumas, do México, é a grande novidade na lista de Francisco Neto. A seleção joga para a qualificação para o Euro 2025, procurando também a subida à Liga A da Liga das Nações

Futebol feminino: uma estreia absoluta na convocatória de Portugal para o duplo confronto contra a Irlanda do Norte

Pedro Barata

Jornalista

A estrutura da Federação Portuguesa de Futebol está sempre atenta às jogadoras luso-descendentes, procurando aumentar um campo de recrutamento que, num país com uma liga ainda não totalmente profissional, continua a ser relativamente reduzido. Uma equipa encabeçada por Mónica Jorge procura, um pouco por todo o mundo, futebolistas que possam acrescentar valor à equipa de Francisco Neto, contribuindo para o crescimento competitivo da seleção.

Foi dentro desse projeto que se identificou Stephanie Ribeiro, que nasceu nos Estados Unidos da América, mas tem nacionalidade portuguesa. Avançada com passagens pelo futebol da Noruega, Islândia ou Dinamarca, tem-se destacado no México, onde há um dos principais campeonatos femininos do mundo, com forte investimento de patrocinadores endinheirados. Em 2024, leva 19 golos em 28 encontros pelo Pumas.

Stephanie Ribeiro é a grande novidade na lista de convocadas da seleção nacional para o duplo confronto contra a Irlanda do Norte. Entre as 25 eleitas, é a única sem qualquer internacionalização em nenhum escalão por Portugal, pelo que é uma estreia absoluta.

Além de Ribeiro, o outro destaque vai para Beatriz Cameirão, centrocampista do Damaiense, que pode somar a primeira partida pela seleção A. Face à última lista, entram, também, Alícia Correia e Ana Dias.

Portugal recebe a Irlanda do Norte no dia 31 de maio, no Estádio Municipal de Leiria. A 4 de junho, a equipa de Neto jogará em Lurgan, em casa das norte-irlandesas. O duplo embate conta para a Liga B da Liga das Nações, a qual serve, também de apuramento para o Euro 2025, a disputar na Suíça entre 2 e 27 de julho.

Para estar no terceiro Europeu seguido, Portugal tem de terminar nos três primeiros lugares do seu grupo e terá de ultrapassar, ainda, as duas eliminatórias dos play-offs, a primeira marcada para 27 e 29 de outubro e a segunda para 27 de novembro e 3 de dezembro. Os primeiros classificados de cada grupo asseguram a promoção à Liga A.

Nos dois duelos já disputados desta Liga das Nações B, Portugal derrotou, em abril, a Bósnia (3-0) e Malta (2-0).

Lista de convocadas:

Guarda-redes: Inês Pereira (Servette/Suíça), Patrícia Morais (SC Braga), Sierra Cota-Yarde (sem clube)

Defesas: Ana Seiça (Benfica), Diana Gomes (Sevilha/Espanha), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Joana Marchão (Servette/Suíça), Alícia Correia (Sporting), Ana Borges (Sporting), Lúcia Alves (Benfica)

Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad/Espanha), Andreia Faria (Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Ana Rute (SC Braga), Beatriz Cameirão (Damaiense), Joana Martins (Sporting), Kika Nazareth (Benfica)

Avançados: Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica), Stephanie Ribeiro (Pumas/México), Ana Dias (Portland Thorns FC/EUA), Telma Encarnação (Marítimo), Carolina Mendes (SC Braga)

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt