Perfil

Crónica

Jude Bellingham tem a precocidade dos jogadores excecionais. Só lhe falta uma coisa: definir o seu papel em campo

Aos 19 anos, o inglês já e dribla, passa e remata como um futebolista de classe mundial. Mas Philipp Lahm descortina ainda uma carência no jogo de Jude Bellingham (de quem se diz estar a caminho do Real Madrid) que ainda o impede de se afirmar, sem espinhas, como um talento planetário, porque “jogadores de classe mundial são caracterizados pelo facto da sua contribuição para o jogo ser, basicamente, sempre a mesma”

Philipp Lahm

DeFodi Images

Partilhar

O Borussia Dortmund pode aproveitar a fase fraca do Bayern e sagrar-se campeão alemão pela primeira vez desde 2012. A razão para tal é Jude Bellingham, o jogador mais interessante da Bundesliga.

Bellingham é um médio completo. Consegue driblar, passar, rematar e tem vontade de marcar de golos. O seu primeiro contacto com a bola é excecional, prova disso foi o seu golo mais recente no 1-0 contra o Eintracht Frankfurt. É um jogador físico e destemido, aguenta-se no frente a frente, ganha a bola. Mostra caráter em campo, procura duelos com adversários fortes e assume a responsabilidade em jogos importantes, tanto no clube como na seleção nacional.

As suas habilidades estão presentes em todos os jogos, incluindo a derrota por 4-2 em Munique no início de abril. Não compreendo as críticas que lhe fizeram depois do jogo. Se não for convocado, como aconteceu na derrota nos quartos de final da Taça da Alemanha, em Leipzig, a equipa tem muito menos energia. O Dortmund não se pode dar ao luxo de passar sem ele.

Bellingham desperta a nossa imaginação porque, um dia, pode tornar-se um jogador de classe mundial. Tem apenas 19 anos, mas está muito desenvolvido. Aos 16 anos revelou-se no Championship (Segunda Divisão) em Inglaterra e é, agora, um elemento confiável na Alemanha na sua terceira temporada. Gareth Southgate conta com ele. No Campeonato do Mundo no Catar, fez parte do onze inicial da seleção inglesa em todos os jogos.

Artigo Exclusivo para assinantes

No Expresso valorizamos o jornalismo livre e independente

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler