Ténis

Um português vai tentar arruinar a última dança de Rafael Nadal: Nuno Borges defronta espanhol na final do Nordea Open

Um português vai tentar arruinar a última dança de Rafael Nadal: Nuno Borges defronta espanhol na final do Nordea Open
ADAM IHSE

O tenista português eliminou Thiago Tirante (6-3 e 6-4) na meia-final do Nordea Open, em Bastad, na Suécia. Aos 27 anos, é a primeira vez que o maiato vai participar no jogo decisivo de um torneio ATP e logo contra Rafael Nadal

A presença na meia-final já era histórica. Nunca antes Nuno Borges tinha chegado tão longe num torneio do circuito ATP, a principal rota competitiva do ténis mundial. Pela frente, em Bastad, na Suécia, tinha o número 121 do ranking, Thiago Tirante, e uma forte hipótese de ir mais além.

O calendário definiu que a outra meia-final se realizaria antes do português entrar em campo. Rafael Nadal, ainda meio atrapalhado com problemas físicos, cumpriu frente a Duje Ajduković (4-6, 6-3 e 6-4) e assegurou o regresso a uma final ao mais alto nível, contexto que não vive desde 2022, antes de se lesionar e estar praticamente de fora durante todo o ano de 2023.

Nuno Borges não deu hipóteses ao oponente argentino e, em 1h09, resolveu o assunto. O maiato precisou apenas de dois sets (6-3 e 6-4) para marcar encontro com o antigo número um do mundo.

Para chegar à final, Nuno Borges eliminou Andrea Pellegrino, Henrique Rocha, Timofey Skatov e, por fim, Thiago Tirante. O tenista de 27 anos nunca defrontou Rafael Nadal, que conta os dias para terminar a carreira.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: fsmartins@expresso.impresa.pt