Perfil

Seleções

Francisco Neto: “Sinto muita felicidade e orgulho pelo que elas fizeram, isto é inteiramente delas”

Na entrevista rápida ao “Canal 11” depois da vitória (4-0) de Portugal contra a Turquia, o técnico não escondeu a alegria pelo apuramento para o play-off. O “ponto mais negativo” da partida foi a saída por lesão de Kika, que será “reavalidada”

Expresso

Gualter Fatia/Getty

Partilhar

O que sente com esta vitória?

“Sinto muita felicidade e orgulho pelo que elas fizeram, isto é inteiramente delas, merecem isto. Foi um ano muito duro, elas têm trabalhado imenso. Quando arrancámos este apuramento com o empate na Turquia, se calhar muita gente duvidou, mas fizemos aquilo a que nos tínhamos proposto, que era chegar à última jornada a depender só de nós. Elas fizeram o que eu lhes pedi”

O que fica desta vitória?

“Ficam os três pontos e a competência e competitividade delas, bem como a forma como elas encararam seriamente este jogo. Temos crescido imenso, a maturidade nota-se dentro de campo. Mesmo nestes jogos mais difíceis, elas têm a tranquilidade para esperar pela oportunidade e fazer os golos"

Crescimento das jogadoras tem sido o que esperava?

“Felizmente, temos cada vez mais um campeonato mais competitivo, clubes mais profissionais, melhores condições. As equipas técnicas dos clubes são muito fortes, as jogadoras chegam cada vez mais bem preparadas. Isto é de todos e para todos"

O que esperar do play-off?

“É esperar pelas sortes e, depois, analisar adversários e preparar

Saída por lesão da Kika

“Vai ter de ser avaliada. Infelizmente é o ponto mais negativo deste jogo, nunca queremos lesões das nossas atletas. Vai ter de ser reavaliada. Sentiu algum desconforto e, assim que nos avisou, decidimos fazer a substituição"

  • Missão cumprida na longa viagem rumo ao lado do mundo onde se quer estar
    Seleções

    Portugal cumpriu na última jornada da fase de qualificação para o Mundial 2023, goleando (4-0) a Turquia e terminando o grupo H no 2.º lugar, posição que dá acesso ao (complexo) play-off que definirá as últimas seleções europeias que estarão na Austrália e na Nova Zelândia, numa competição em que a equipa nacional nunca marcou presença