FC Porto

Evanilson está de saída e Vítor Bruno diz que “é sempre impactante perder um jogador tão influente”. E onde vai perder FC Porto?

Evanilson está de saída e Vítor Bruno diz que “é sempre impactante perder um jogador tão influente”. E onde vai perder FC Porto?
DeFodi Images

O avançado brasileiro está de partida para o Bournemouth e para a Premier League e deixa o FC Porto sem a sua principal referência ofensiva da época passada. Dados da Driblab mostram onde os dragões vão perder com a ausência do internacional canarinho, de 24 anos

À falta de confirmação oficial dos clubes, Vítor Bruno enunciou as palavras que faltavam para se saber que, sim, Evanilson está de saída do FC Porto e o Bournemouth da Premier League é o destino.

“O Evanilson não vai seguir para os Açores, não está na convocatória. Claro que é sempre impactante perder um jogador tão influente a 24 horas de um jogo. Não podemos esquecer os números dele desde que chegou, 60 golos, 20 ou 30 assistências, muitos jogos por época mesmo condicionado com algumas lesões. Faz falta”, sublinhou o novo treinador do FC Porto, que trabalhou com o internacional brasileiros durante os anos em que foi adjunto de Sérgio Conceição.

De acordo com o diário “O Jogo”, os britânicos treinados por Andoni Iraola vão pagar no imediato 37 milhões de euros pelo avançado brasileiro, estando os clubes ainda a negociar mais €10 milhões por objetivos, com o FC Porto a ficar com 10% de uma possível futura venda de Evanilson. O atacante foi o escolhido pela estrutura dos cherries para substituir Dominic Solanke, contratado pelo Tottenham.

Diogo Cardoso/Getty

Nas quatro épocas completas que fez pelo FC Porto, Evanilson venceu uma liga e três Taças de Portugal. Em 154 jogos marcou 60 golos, com a época passada a ser mais produtiva, com 25 golos, apesar de vários jogos perdidos devido a lesões.

Com a saída de Taremi para o Inter, o brasileiro tinha tudo para confirmar o estatuto de avançado de referência para o FC Porto e sem ele os dragões perdem capacidade de remate, de passes-chave e de presença na área. Não menos importante, de pressão.

Dados da Driblab dizem que, em 2023/24, o brasileiro teve registos bem acima da média de todos os avançados da I Liga em praticamente todos os quesitos importantes, como se pode ver pelo gráfico abaixo.

Destaque aqui para a capacidade de remate, 2.85 por jogo, e os toques na área adversária (7.03, muito acima dos 3.8 de média dos restantes avançados). Evanilson destaca-se na média ainda nas assistências esperadas (0.22) e na percentagem de passes acertados (79.3%). Foi o sexto jogador da I Liga com mais golos esperados por 90 minutos (xG) - 0.44 em bola corrida e 0.06 em bola parada.

Pelo contrário, no jogo aéreo, que sempre foi uma das lacunas do avançado, Evanilson está abaixo da média da I Liga na eficácia (1.92), mas vinga-se nos parâmetros de pressão individual, também superior à média da época passada no campeonato.

Avançado completo, Evanilson destacou-se na última temporada também pela capacidade de criar jogo, não só na área mas também a vir buscar jogo fora dela e a sacar passes chave da cartola.

O ex-Fluminense ofereceu apenas três assistências, mas deixou vários passes perigosos para os colegas, mostrando assim a sua preponderância no jogo do FC Porto, e que Vítor Bruno terá agora de procurar ou no plantel ou no mercado.


Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt