Perfil

Opinião
Philipp Lahm

Philipp Lahm

Antigo campeão do Mundo de futebol

Real Madrid contra Manchester City, Ancelotti contra Guardiola: esta é a verdadeira final da Champions

O antigo campeão mundial Philipp Lahm fala do duelo das meias-finais da Liga dos Campeões entre espanhóis e ingleses (20h, Eleven 1), uma repetição da meia-final de há um ano, que nos trouxe o mais brilhante momento de toda a temporada. Dois clubes com histórias diferentes, dois treinadores com uma abordagem em nada semelhante, mas dois coletivos cheios de jogadores do outro mundo, que marcam esta era de futebol

Philipp Lahm

Alex Caparros - UEFA/Getty

Partilhar

Estava com muita expectativa para o Bayern Munique - Manchester City. Em abril, quando os melhores se encontram, ficamos à espera de jogos emocionantes. Mas fiquei desiludido. O City geriu a vantagem de 3-0 que já trazia da 1.ª mão. O Bayern não foi capaz de desafiar o rival.

Agora estou com muita expectativa para o Real contra o City. É a meia-final do ano passado e foi o momento mais brilhante da temporada, com o vencedor a definir-se nos últimos segundos. São os dois clubes mais fortes da Liga dos Campeões, o que diz muito sobre o futebol europeu. As ligas inglesa e espanhola não estão a produzir uma segunda equipa de topo neste momento, a Bundesliga nem sequer uma. O PSG só promete, mas nunca concretiza. A Itália está na mó de cima, o Inter e o Milan a tirarem vantagem do sorteio. Mas Real contra o City é a verdadeira final.

Como é que Real Madrid e City conseguem dominar a competição? Com jogadores de elite, treinadores de elite, com clareza, identidade e união. Todos no clube, sejam treinadores, diretores ou jogadores, têm a mesma visão. Só assim é possível ter harmonia em campo.

Artigo Exclusivo para assinantes

No Expresso valorizamos o jornalismo livre e independente

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler