O internacional francês da Juventus Paul Pogba está indisponível para o Mundial de futebol de 2022, no Qatar, onde a França defenderá o título mundial, devido a lesão, informou, esta segunda-feira, a sua empresária, a brasileira Rafaela Pimenta.
“Depois de exames médicos ontem [no domingo] e hoje, é extremamente doloroso de informar que Paul Pogba ainda precisa de reabilitação, após a sua cirurgia [ao joelho, no início de setembro]. Por essa razão, o Paul não poderá juntar-se à equipa da França no Qatar”, refere o comunicado da empresária e advogada do jogador.
Pogba, de 29 anos, foi operado no início de setembro ao joelho direito, depois de um período de tratamento conservador, que terá agravado a lesão que tinha desde julho no menisco lateral, de acordo com o médico que o operou, Roberto Rossi.
“A terapia conservadora não funcionou, pelo contrário, agravou a lesão (…). A lesão no menisco lateral foi complicada porque o tecido estava fragmentado e a lesão piorou”, disse o médico ainda em setembro, citado pelo jornal italiano “Tuttosport”.
O jogador, que esta época não fez qualquer jogo pela Juventus, que falhou no grupo do Benfica o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, foi campeão do mundo em 2018 com a França, e em 2021 venceu a Liga das Nações.
A convocatória do selecionador Didier Deschamps para o Mundial do Qatar, a disputar entre 20 de novembro e 18 de dezembro, é esperada na próxima semana, em 9 de novembro.
“Se o pensamento positivo pudesse mudar algo, o Paul jogaria amanhã. Mas o que muda as coisas é o trabalho duro, a resiliência e a disciplina, que são as únicas coisas presentes no nosso espírito nestes tempos difíceis”, acrescentou a empresária de Pogba.
A ausência do jogador - que se viu ainda numa polémica com o seu irmão mais velho, indiciado por tentativa de extorsão a Pogba e associação criminosa -, é um duro golpe para a França, que também não contará com N’Golo Kanté, igualmente lesionado.
Ambos foram titulares na final do Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia, que a seleção francesa ganhou (4-2) à Croácia. O outro médio da tríade do meio-campo que sustentou essa equipa, Blaise Matuidi, tão pouco marcará presença na prova - não joga desde novembro de 2021, quando ainda representava o Inter de Miami, da Major League Soccer (MLS).
No Mundial do Catar, a França integra o Grupo D, com Tunísia, Dinamarca e Austrália.