Perfil

Liga dos Campeões

Liverpool, o rival que Benfica e FC Porto querem evitar na Champions (estes são os possíveis adversário nos 'oitavos')

Como cabeças de série no sorteio de segunda-feira, Benfica e FC Porto evitam alguns tubarões europeus. Liverpool é um possível rival dos dois. Encarnados evitam PSG, mas franceses podem ser adversários dos dragões

Lusa

ABIR SULTAN/EPA

Partilhar

Benfica e FC Porto, que vencerem os respetivos grupos e são cabeças de série nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, têm no Liverpool o adversário comum que não querem apanhar no sorteio de segunda-feira.

Os ‘reds’, de Diogo Jota e Fábio Carvalho, afastaram os ‘azuis e brancos’ nos ‘oitavos’ de 2017/18 e nos ‘quartos’ da temporada seguinte, e superaram os ‘encarnados’ nos quartos de final da época passada, nas três ocasiões com vitórias claras em solo luso.

Além dos vice-campeões europeus e ingleses em título, os portistas também não vão querer, certamente, encontrar o Paris Saint-Germain, de Nuno Mendes, Vitinha e Danilo Pereira, que os ‘encarnados’ suplantaram na fase de grupos.

Os confrontos diretos terminaram ambos com igualdades a um golo, sempre com os parisienses a marcar primeiro, mas, no final das contas do Grupo H, o Benfica acabou à frente do PSG, no desempate pelos golos marcados fora, retirando aos gauleses do lote dos cabeças de série do sorteio.

A formação parisiense não se pode cruzar nos ‘oitavos’ com o ‘onze’ do alemão Roger Schmidt, que, por seu lado, veria com muito ‘bons olhos’ que lhe calhasse o Club Brugge, segundo do Grupo B, conquistado pelos portistas.

Quanto a adversários comuns, e além do Liverpool, destaque para os dois primeiros da última edição da Serie A, o campeão em título AC Milan, de Rafael Leão, e o ‘vice’ Inter de Milão.

As outras três hipóteses são todas provenientes da Bundesliga, o Borussia Dortmund, de Raphaël Guerreiro, o Leipzig, de André Silva, e o Eintracht Frankfurt, ‘carrasco’ do Sporting, ao vencer em Alvalade por 2-1 na sexta ronda da fase de grupos.

Como cabeças de série, Benfica e FC Porto já garantiram que se ‘desviam’ de muitos ‘tubarões’, nomeadamente do campeão alemão Bayern Munique, única equipa que venceu os seis jogos da fase de grupos, e do detentor do título inglês Manchester City, dos ex-benfiquistas Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo.

Fora da ‘rota’ dos clubes lusos estão também o campeão europeu e espanhol em título Real Madrid, os londrinos do Chelsea e do Tottenham e o Nápoles, de Mário Rui, que lidera a Serie A italiana, em busca de um título que só conquistou quando teve no seu plantel Diego Armando Maradona (1986/87 e 1989/90).

Além de não poderem defrontar os restantes cabeças de série, Benfica e FC Porto já sabem que vão jogar a segunda mão das respetivas eliminatórias em Portugal.

O sorteio dos oitavos de final da ‘Champions’ está marcado para segunda-feira, em Nyon, na Suíça, pelas 12:00 locais (11:00 em Lisboa), e os jogos estão marcados para 14, 15, 21 e 22 de fevereiro (primeira mão) e 07, 08, 14 e 15 de março (segunda).

Potes para o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões

Pote 1

Nápoles, Ita
FC PORTO, POR
Bayern Munique, Ale
Tottenham, Ing
Chelsea, Ing
Real Madrid, Esp
Manchester City, Ing
BENFICA, POR

Pote 2

Liverpool, Ing
Club Brugge, Bel
Inter Milão, Ita
Eintracht Frankfurt, Ale
AC Milan, Ita
Leipzig, Ale
Borussia Dortmund, Ale
Paris Saint-Germain, Fra

  • Benfica: a festa não acaba (a crónica da goleada que permitiu às águias passarem em primeiro aos oitavos da Champions)
    Benfica

    Um remate de João Mário aos 92' selou nova goleada (6-1) do Benfica, desta feita contra o Maccabi Haifa, e permitiu que às águias terminassem o grupo H em primeiro, feito obtido por ter apontado mais golos fora de casa do que o milionário PSG. A equipa de Schmidt chegou aos 14 pontos, fixando um novo recorde histórico do clube e continuando uma temporada em que as alegrias não terminam

  • A bola também fala
    FC Porto

    O FC Porto bateu esta noite, no Estádio do Dragão, o Atlético de Madrid, por 2-1, e terminou o Grupo B na primeira posição, beneficiando do empate entre Club Brugge e Bayer Leverkusen. Taremi e Eustáquio fizeram os golos dos campeões nacionais. Os espanhóis, com Félix na equipa titular, estão fora das competições europeias