Futebol nacional

Clubes dão força à candidatura de Pedro Proença à FPF

Clubes dão força à candidatura de Pedro Proença à FPF
PAULO NOVAIS/LUSA

Vários clubes das I e II Ligas terão apoiado uma possível candidatura do atual presidente da Liga Portugal durante a Cimeira de Presidentes, que se realizou em Coimbra

A preocupação com o investimento na melhoria das infraestruturas, para assim chamar mais adeptos aos estádios e tornar o futebol português mais atrativo, foi uma das ideias saídas publicamente da Cimeira de Presidentes da I e II Ligas, que se realizou esta quarta-feira em Coimbra.

Já à porta fechada, vários presidentes de clubes das ligas profissionais do futebol terão avançado para outra decisão: a de apoiar uma possível candidatura de Pedro Proença à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, algo a que o atual presidente da Liga já piscou o olho numa entrevista em janeiro ao jornal “Record”, onde sublinhou que, apesar de estar “muito satisfeito” com o seu trabalho na Liga, não desdenha outras paragens: “Se há coisa que a vida me ensinou foi que nunca direi que nunca farei qualquer coisa”.

Pedro Proença foi eleito para um terceiro e último mandato à frente da Liga Portugal em junho de 2023, mandato que deveria terminar em 2027. É também o líder da Associação de Ligas Europeias, eleito no final de 2023.

Segundo informações recolhidas pela Tribuna Expresso, o nome de Pedro Proença surgiu como alguém detentor da “visão, capacidade e prestígio” para substituir Fernando Gomes na liderança da FPF. De recordar que o também vice-presidente da UEFA está no cargo desde fevereiro de 2011 e está no seu terceiro e último mandato, de acordo com os regulamentos.

As eleições da FPF deverão acontecer entre 12 de agosto de 2024 e 11 de fevereiro de 2025, já que, segundo os estatutos, devem realizar-se até seis meses após os Jogos Olímpicos de Verão. Luís Figo é um dos nomes falados para assumir também uma candidatura à presidência da FPF. Já Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, tem o apoio de uma dezena de associações para suceder a Fernando Gomes.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: dpombo@expresso.impresa.pt