Futebol nacional

Sporting de Braga elimina Nacional e, pela quarta vez nos últimos oito anos, está na final da Taça de Portugal

Sporting de Braga elimina Nacional e, pela quarta vez nos últimos oito anos, está na final da Taça de Portugal
HUGO DELGADO/Lusa

Depois do 5-0 registado na Madeira, minhotos empataram 2-2 contra a equipa da II Liga. Conjunto de Artur Jorge fica à espera do outro finalista, que sairá do embate entre Famalicão e FC Porto

O Sporting de Braga confirmou o favoritismo, eliminando o Nacional, da II Liga, para chegar à final da Taça de Portugal. Depois da goleada, por 5-0, na primeira mão na Madeira, os minhotos confirmaram o triunfo, com um 2-2 em casa.

Em Braga, Racic, de penálti, fez o 1-0 aos 32'. Aos 48', o jovem Rodrigo Gomes roubou a bola, conduziu em direção à área adversária e aumentou a vantagem dos locais. O Nacional, que na parte final do jogo aproveitou o relaxar do Sporting de Braga para criar mais perigo e diversas oportunidades, reduziu a diferença aos 72', num cabeceamento de Clayton, e fixou o empate final no último lance do encontro, num penálti apontado por Dudu.

Com esta passagem, o Sporting de Braga garante presença na final da Taça de Portugal pela quarta vez nos últimos oito anos. Esta segue-se às de 2015 (perdeu contra o Sporting), 2016 (derrotou o FC Porto) e de 2021 (bateu o Benfica). No total, os minhotos ergueram o troféu em três ocasiões. Além de 2015/16 e 2020/21, também o conquistaram em 1965/66.

No duelo decisivo, a equipa de Artur Jorge irá defrontar o FC Porto ou o Famalicão. A outra meia-final tem primeira mão marcada para dia 26 de abril, no terreno do Famalicão, e segunda agendada para 4 de maio, em casa do FC Porto.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt