UEFA Euro 2024

Eslovénia é o adversário de Portugal nos oitavos de final do Euro 2024. Eis o caminho da seleção nacional rumo à final

Eslovénia é o adversário de Portugal nos oitavos de final do Euro 2024. Eis o caminho da seleção nacional rumo à final
Anadolu

Segunda-feira, 1 de julho, em Frankfurt, os eslovenos medirão forças com a equipa de Roberto Martínez. Caso vença, a seleção nacional jogará contra a França ou a Bélgica

Eslovénia é o adversário de Portugal nos oitavos de final do Euro 2024. Eis o caminho da seleção nacional rumo à final

Pedro Barata

Jornalista

A vitória contra a Turquia, na segunda partida no Euro 2024, garantiu logo que Portugal estaria nos oitavos de final como primeira classificada do grupo F. No entanto, as contas dos melhores terceiros ditaram que, até à conclusão da fase de grupos, não ficasse definida a seleção que estaria no caminho português no primeiro duelo a eliminar.

Pois bem, a grelha dos oitavos de final está definida e Portugal já tem adversário. Será a Eslovénia. O embate será em Frankfurt, dia 1 de julho, segunda-feira, às 20h.

A Eslovénia já fez história ao avançar da fase de grupos, dado que nunca tinha conseguido tal proeza em nenhum Europeu ou Mundial na sua história. Na verdade, o ainda jovem país, ex-república jugoslava, nunca venceu, sequer, um jogo num Campeonato da Europa. Em 2000, na estreia, empatou dois encontros e perdeu um, ao passo que, agora, contou três igualdades.

Na primeira jornada, a equipa de Matjaž Kek empatou a um contra a Dinamarca, resultado que se repetiu contra a Sérvia. Contra Inglaterra, seguraram o nulo e lograram um feito inédito.

Vinda de um país de 2,1 milhões de habitantes que tem como tradição conseguir grandes resultados desportivos, a Eslovénia não tem a história no futebol de vizinhos como a Croácia. Ainda assim, na Alemanha, está a revelar bons processos coletivos, com um 4-4-2 bem organizado. Oblak, na baliza, e Benjamin Šeško, na frente, são os principais destaques individuais.

O único Eslovénia-Portugal foi de má memória para Roberto Martínez. Num particular em março, em Liubliana, a seleção nacional foi derrotada por 2-0, o primeiro desaire com o espanhol no banco português.

Oblak, capitão e principal referência da seleção da Eslovénia nos últimos anos
Nick Potts - PA Images/Getty

França, Espanha ou Alemanha à espreita

Portugal ficou do lado do quadro do Europeu que, teoricamente, é mais forte. Veja-se: na parte em que está a seleção nacional, há um total de 10 títulos continentais ganhos (três de Espanha, três da Alemanha, dois de França, um de Portugal e um da Dinamarca); do outro, há somente três (dois de Itália e um dos Países Baixos).

Desta forma, se a equipa de Bob derrotar a Eslovénia, jogará, a 5 de julho (sexta-feira) em Hamburgo. O adversário será o vencedor do França-Bélgica.

Caso siga para as meias-finais, Portugal entrará em campo a 9 de julho, uma terça-feira, em Munique, justamente no palco onde perdeu contra a França nas meias-finais do Mundial de 2006. Do outro lado estará a Espanha, a Geórgia, a Alemanha ou a Dinamarca.

Se todos estes obstáculos forem superados, a seleção estará na final de Berlim, a 14 de julho. Os possíveis adversários são os que estão do outro lado do quadro: Suíça, Itália, Inglaterra, Eslovénia, Áustria, Turqiia, Roménia e Países Baixos

Quadro do Euro 2024

Football Rankings

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt