Ciclismo

Vuelta: Kaden Groves foi o mais rápido numa rara oportunidade para o sprint

Vuelta: Kaden Groves foi o mais rápido numa rara oportunidade para o sprint
Alexander Hassenstein/Getty

O australiano da Alpecin foi o melhor na chegada em pelotão compacto da quarta etapa. Uma queda nos últimos quilómetros vitimou, entre outros, Santiago Buitrago e Wilco Kelderman, que caíram do top-10

O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu, esta terça-feira e ao sprint, a quarta etapa da Volta a Espanha, com o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) a seguir como líder da classificação geral individual.

Groves, de 24 anos, cumpriu os 184,6 quilómetros entre Andorra la Vella e Tarragona em 4:05.41 horas, batendo sobre a meta o colombiano Juan Sebastian Molano (UAE Emirates), segundo, e o belga Edward Theuns (Lidl-Trek), terceiro. A Alpecin consegue assim vencer, em 2023, tiradas nas três grandes voltas, depois de Groves também ter erguido os braços no Giro e de Jasper Philipsen ter sido o melhor velocista no Tour.

Evenepoel, por seu lado, escapou às quedas nos últimos quilómetros e segue na frente da geral, que conquistou em 2022, com cinco segundos de vantagem para o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e 11 para o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ), terceiro.

Numa das poucas chances para um final ao sprint numa Vuelta em que a estrada empina com frequência, o infortúnio bateu às portas de Santiago Buitrago (Bahrain) e de Wilco Kelderman (Jumbo-Visma), que, à partida para o dia, eram, respetivamente, oitavo e décimo na classificação. Ambos perderam mais de dois minutos com a queda e caíram a pique na geral, permitindo que João Almeida subisse ao 11.º da tabela.

Na quarta-feira, a quinta etapa liga Morella a Burriana em 186,2 quilómetros, com uma contagem de montanha de segunda categoria e uma subida não categorizada na segunda metade do traçado.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt