Benfica

Roger Schmidt e a superioridade recente do FC Porto na Luz: “O meu trabalho é analisar o presente. Amanhã não terá nada a ver com o passado”

Roger Schmidt e a superioridade recente do FC Porto na Luz: “O meu trabalho é analisar o presente. Amanhã não terá nada a ver com o passado”
PATRICIA DE MELO MOREIRA

Na conferência de imprensa de antevisão do clássico (sexta-feira, 20h15, BTV), o técnico do Benfica recusou que os triunfos que os dragões têm tido em casa dos lisboetas — venceram nas duas últimas visitas e só perderam uma vez nos últimos nove encontros — possam influenciar o desfecho da partida. Quanto a Di María e Neres, o alemão garantiu que os dois podem coexistir

Expetativas para o jogo

“O ambiente na equipa é muito bom, muitos jogadores estão em excelente forma. Temos alguns pequenos problemas [físicos]. Faremos uma decisão sobre o onze para o jogo. É o nosso estádio, um jogo de topo, podemos ganhar três pontos no confronto direto. Sabemos que temos de estar a um nível de topo, estamos preparados”

Principais forças e fraquezas do FC Porto

“O FC Porto é uma equipa que vence muitos jogos, têm uma mentalidade vencedora. São muito disciplinados taticamente e têm muita qualidade individual, demonstram isso todas as semanas. Mesmo em momentos difíceis, o FC Porto consegue sempre vencer jogos”

O FC Porto ganhou os dois últimos clássicos na Luz

“Esses jogos são história. Podem sempre encontrar estatísticas para debate, mas o meu trabalho é analisar o presente. Amanhã não terá nada a ver com o passado, nem sequer com a Supertaça, que nós vencemos. Temos de pensar no nosso plano de jogo, na nossa abordagem. A equipa que conseguir dominar será a vencedora. Não penso no que sucedeu no passado”

Estreia de Trubin em clássicos

“Trubin é muito tranquilo. Contra o Salzburgo, não foi o melhor começo, mas esteve calmo durante a partida e focado no campo. Cada encontro o ajudará a habituar-se à equipa e aos companheiros”

Benfica entra mais pressionado por estar atrás do FC Porto?

“Olho para este jogo como uma oportunidade. Em Portugal, não é fácil ser campeão porque tens de ganhar muitos pontos, os candidatos perdem poucos pontos contra as outras equipas. Então, os confrontos diretos são uma oportunidade, porque podes ganhar pontos e o adversário não. É uma oportunidade. A pressão é sempre a mesma, importa ganhar sempre”

Condição física de Bah e Di María

“Todos os jogadores estiveram no treino hoje”

Neres e Di María podem jogar em simultâneo

“Neres e Di María podem jogar juntos. É uma questão de equilíbrio, da forma dos jogadores, do plano de jogo e do adversário. Há muitas soluções. Tudo é possível, eles podem jogar juntos, é importante é que haja equilíbrio. Os jogadores têm de estar disponíveis para jogar futebol de confiança do ponto de vista tático. Foi assim que fomos campeões no ano passado”

António Silva ou Morato no centro da defesa?

“Ainda não decidi. Temos, agora, mais opções. Claro que o António Silva não poderá jogar contra o Inter [está castigado], mas o foco é amanhã, não na Liga dos Campeões. Todos os jogadores têm estado muito bem nos treinos, temos quatro centrais muito bons. O Morato esteve bem, quer contra o Salzburg, quer contra o Portimonense. A decisão ainda não está tomada”.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt