Sporting desperdiça oportunidades, perde com a Atalanta, e fica fora da Liga Europa
Daniele Mascolo/Reuters
Os leões, a jogarem pela quarta vez esta época com a Atalanta, de Itália, estiveram a um passo dos quartos de final da Liga Europa, mas depois de chegarem ao intervalo a ganhar por um a zero, permitiram a reviravolta na segunda parte.
Uma, duas, três, quatro oportunidades para o Sporting ganhar à Atalanta esta época. Mas não ganhou vez nenhuma. Uma, duas, três, quatro oportunidades para o Sporting conseguir empatar a partida desta noite, em Bergamo. Mas Paulinho e Edwards foram perdulários. E o Sporting perdeu e foi eliminado, deixando as competições europeias esta época.
Com o calendário nacional muito apertado, e mais sobrecarregado ficaria em abril (com campeonato e taça) se os leões tivessem passado esta eliminatória, muitos podem vir agora dizer que a derrota e a eliminação até podem ter um lado positivo. Mas o treinador verde e branco, a julgar pelo onze apresentado na partida desta noite, mostrou que estava mesmo empenhado em conseguir ultrapassar os oitavos de final (à semelhança do que o Benfica conseguira, horas antes, a jogar em Glasgow).
A primeira parte, com os leões a jogarem com Pote no meio-campo ao lado de Hulmand, foi dividida e sem grandes oportunidades de parte a parte. O nó foi desatado à meia hora, com uma jogada de combinação, pelo meio, entre Pedro Gonçalves e Gyokeres, com o primeiro a marcar um belo golo, a colocar o Sporting em vantagem… para se lesionar de imediato e sair da partida lavado em lágrimas.
Amorim trocou Pote por Bragança, o Sporting resistiu durante o que faltava do primeiro tempo. Mas o regresso do intervalo foi terrível. A equipa de Gasperini, sempre muito pressionante, marcou logo a abrir o segundo tempo, por Lookman, e ao quarto de hora da segunda parte já estava a vencer, com mais um golo, de Scamacca.
Na parte final do jogo, o Sporting, já com Paulinho em campo, forçou a nota, na tentativa de empatar a partida, e a eliminatória (depois do 1-1 em Alvalade). Mas as quatro oportunidades flagrantes desperdiçadas por Paulinho, duas vezes, e por Marcus Edwards, outras tantas, deitaram o sonho por terra.
Os verde e brancos não foram inferiores na partida, mas saíram derrotados. E nas quatro partidas com a Atalanta esta época, duas na fase de grupos e estas duas nos oitavos, foi derrotado duas vezes pela equipa de Bérgamo. E não venceu em nenhuma das ocasiões.
FILIPE AMORIM/Getty
Depois da partida, Rúbem Amorim justificou a derrota e a eliminação com a “falta de eficácia”.
“Nós não pensámos só no campeonato, provámos hoje, queriamos ganhar. Podiamos ter ganho, não fomos inteligentes. Agora o nosso foco é o campeonato e a Taça de Portugal”.