Portugal

Mais uma lesão, mais uma ausência: Raphaël Guerreiro é baixa para a seleção

Mais uma lesão, mais uma ausência: Raphaël Guerreiro é baixa para a seleção
Lars Baron/Getty

O Bayern Munique comunicou que o canhoto sofreu uma “pequena distensão muscular na coxa esquerda”, pelo que não se juntará ao estágio da equipa de Roberto Martínez. Devido aos constantes problemas físicos, o campeão da Europa de 2016 só fez quatro dos 10 encontros da era do treinador espanhol na seleção

Mais uma lesão, mais uma ausência: Raphaël Guerreiro é baixa para a seleção

Pedro Barata

Jornalista

A 5 de março, o Bayern Munique venceu, em casa, a Lazio por 3-0, garantindo a passagem para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Nesse encontro, Raphaël Guerreiro foi titular, circunstância que se dava, apenas, pela 12.ª vez na temporada.

Tendo em conta as recorrentes lesões do canhoto, Roberto Martínez, presente nas bancadas na Baviera, congratulou-se pela recuperação do polivalente futebolista. “O Guerreiro tem muita técnica, pode jogar por dentro e por fora, é muito bom vê-lo nesta forma”, disse o espanhola à “CBS”.

Poucos dias depois, Martínez incluiu Guerreiro na lista de convocados da seleção, mas o canhoto vai voltar a parar. Em comunicado, o Bayern Munique informou que Raphaël sofreu “pequena distensão muscular na coxa esquerda", pelo que não se juntará ao estágio de Portugal, ficando em Munique a recuperar.

É a quarta lesão do ex-Borussia Dortmund na temporada, um motivo de preocupação em torno de um jogador que, na última década, tem sido um dos pilares da equipa nacional. Guerreiro soma 65 internacionalizações, tendo sido utilizado nas últimas quatro grandes competições em que Portugal esteve: cinco jogos no Euro 2016, quatro no Mundial 2018, quatro no Euro 2020 e quatro no Mundial 2022.

Os problemas físicos têm evitado a consolidação do futebolista na era Roberto Martínez. Guerreiro só fez quatro das 10 partidas do espanhol, só tendo sido titular em duas ocasiões. Com efeito, o versátil futebolista do Bayern não atua de início pela seleção desde 17 de junho de 2023, contra a Bósnia. A menos de três meses para o Euro 2024, eis uma preocupação para o espanhol que comanda Portugal.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt