Sorteio Euro 2024: que seleções Portugal já sabe que vai evitar e os adversários possíveis
Quality Sport Images
Ao ser cabeça de série e destaque no Pote 1 do sorteio que se realiza já no próximo dia 2 de dezembro, a seleção nacional sabe que não defrontará vários colossos na fase de grupos do Euro. Mas há equipas complicadas espalhadas pelos restantes potes. Até no Pote 4
Chama-se Elbphilharmonie, mas tratam-na carinhosamente Elphi. O edifício, nas margens do Rio Elba, em Hamburgo, assemelha-se a uma imagem de um mar encrespado e é aí, já no próximo dia 2 de dezembro, pelas 17 horas de Lisboa, que Portugal vai saber que ondas terá de surfar para triunfar no Euro 2024, onde chega com a obrigação de assumir-se como candidato depois de uma qualificação perfeita, com 10 vitórias em 10 jogos e com números ofensivos raramente vistos.
No sorteio para o próximo Europeu, Portugal tem uma certeza: ao ser a melhor equipa de todos os grupos de qualificação, será uma das seleções do Pote 1. Esta terça-feira, ficará definida a 21.ª vaga direta para a prova, entre Croácia e País de Gales, faltando depois ainda mais três equipas que sairão de um playoff a disputar em março.
Os resultados da jornada de qualificação do Grupo D e do Grupo I desta terça-feira ainda poderão mexer nos potes, mas já muito está definido e há várias seleções de qualidade espalhadas nos Potes 3 e 4. Porém, Portugal já sabe que vai evitar vários colossos na fase de grupos.
Assim, o Pote 1 do sorteio é o único que está totalmente definido. Além de Portugal, nele estão a anfitriã Alemanha, a França, Espanha, Bélgica e Inglaterra. Todos serão cabeças de série e não se poderão defrontar.
Já olhando para o Pote 2, aqui já estão seleções que Portugal poderá apanhar no sorteio. Já com lugar marcado neste grupo estão a Hungria, a Dinamarca, a Áustria e a surpreendente Albânia, de regresso a um Campeonato da Europa depois da estreia em 2016 - e os balcânicos venceram mesmo o seu grupo de qualificação, o Grupo E. No papel, todas elas são equipas contra as quais a seleção nacional partiria como favorita.
Esta terça-feira, Roménia e Suíça disputarão em Bucareste a vitória no Grupo I de qualificação - os romenos têm dois pontos de vantagem. Quem ficar em 1.º no grupo segue para o Pote 2, a outra equipa irá para o Pote 4. Outra possibilidade para o Pote 2 é a seleção da Turquia, caso fique no 1.º lugar do Grupo D, que ainda poderá ser da Croácia.
O Pote 3 poderá trazer algumas surpresas, nomeadamente a seleção dos Países Baixos, que chegou aos quartos de final no último Mundial e que aparece como o adversário a evitar por Portugal neste conjunto. Ou um dos, já que a Itália ainda poderá cair aqui. Com presença assegurada no Pote 3 estão Escócia, Eslovénia, Eslováquia e Chéquia - mais uma vez, seleções acessíveis, no papel, para Portugal.
A Sérvia, que amargou a qualificação direta de Portugal para o Mundial de 2022, obrigando a seleção nacional a ir a um playoff, é para já a única equipa com lugar cativo no Pote 4, para onde a Itália poderá cair, conforme os resultados desta terça-feira. Serão sempre duas equipas incómodas para Portugal.
No Pote 4 estarão também as três equipas que saírem do playoff de março, a derradeira oportunidade de apuramento. E aí estão a Polónia, Ucrânia, Finlândia, Islândia, Israel, Bósnia, Estónia, Cazaquistão, Grécia, Luxemburgo e Geórgia. Dependendo dos resultados desta terça-feira no Grupo D de qualificação, neste grupo estará também Croácia ou País de Gales.
O que quer dizer que no Pote 4 do sorteio poderão estar seleções fortes como Polónia, Ucrânia, Suíça e Croácia, com historial muito mais rico de presenças em grandes competições que várias das equipas do Pote 2 e 3.