Portugal

Em busca da vitória que falta para chegar ao Europeu, Roberto Martínez chamou, pela primeira vez, o adolescente João Neves

Em busca da vitória que falta para chegar ao Europeu, Roberto Martínez chamou, pela primeira vez, o adolescente João Neves
PATRICIA DE MELO MOREIRA/Getty

Para os jogos contra a Eslováquia (13 de outubro) e Bósnia-Herzegovina (16) em que uma vitória basta para garantir a presença no próximo Campeonato da Europa, o selecionador nacional convocou 26 jogadores, dando a estreia ao pequeno médio do Benfica nascido em Tavira e promovendo o regresso de Raphaël Guerreiro

Em idioma resultadístico e mantendo a fidelidade aos números, o pecúlio de Roberto Martínez na seleção nacional não se deparou com espinhas: seis vitórias em meia dúzia de jogos oficiais, 24 golos marcados e nenhum sofrido, duas goleadas das antigas contra o mesmo adversário, vida facilitada num grupo de aspirantes ao Europeu de 2024 que também poucas arrelias sugeria, em teoria.

Assentando a seleção, na maioria das partidas, num sistema com três centrais e tentando conciliar os muitos nomes talentosos e bons de bola no onze, o treinador espanhol obteve resultados que, à falta de ainda quatro jogos no apuramento, deixaram Portugal a uma singela vitória de garantir já a presença no torneio do próximo ano - e regozijar-se, caso a consiga assegurar agora em outubro, com a hipótese de poder aproveitar os jogos internacionais de novembro para o selecionar fazer algumas experiências com outros futebolistas.

É isto, também, que estará em equação contra a Eslováquia (a 13 de outubro), no Estádio do Dragão, e depois frente à Bósnia-Herzegovina, em Zenica (16 de outubro). A seleção nacional tem a oportunidade de muito cedo ficar com essa almofada da qualificação e deixar o selecionador, assim o queira, alargar a não tão diversificada panóplia de jogadores que tem chamado. Para este par de encontros decisivos, Roberto Martínez não mudou os escolhidos, apenas acrescentando dois nomes à lista.

O maior deles, pela novidade, é o de um pequeno tavirense: João Neves.

A surpresa desta lista recai no médio que se tem enraizado no onze do Benfica esta época, dínamo de pressão e competitividade em todas as ações, impondo um ritmo acelerado em todas as ações. O outro destaque é o regresso de Raphaël Guerreiro, lateral esquerdo do Bayern de Munique que recuperou de uma lesão. De resto, são os mesmos 24 jogadores chamados na convocatória anterior. Portugal tem 18 pontos na liderança do Grupo J, mais cinco do que a Eslováquia, segunda classificada.

Os 26 convocados para a seleção nacional:

Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício

Defesas: António Silva, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Toti Gomes, Diogo Dalot, João Cancelo, Nelson Semedo, Raphaël Guerreiro.

Médios: João Palhinha, João Neves, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Otávio, Vitinha, Bernardo Silva,

Avançados: João Félix, Pedro Neto, Rafael Leão, Ricardo Horta, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Gonçalo Ramos.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: dpombo@expresso.impresa.pt