Boston Celtics ganham Este e Neemias Queta é o primeiro português a chegar às finais da NBA
Dylan Buell
Poste português não participou na vitória dos Celtics sobre os Indiana Pacers por 105-102, mas faz novamente história. Equipa de Boston, que fechou as finais da Conferência Este com um concludente 4-0, espera agora pelo vencedor da Conferência Oeste, os Mavericks ou os Timberwolves, para conhecer o adversário nas finais
Já tinha feito história ao ser o primeiro português a ser escolhido no draft da NBA, em 2021. Esta temporada, já se tinha tornado no primeiro português a jogar nos playoffs da NBA. E agora Neemias Queta é o primeiro português a chegar às finais da NBA.
A vitória dos Boston Celtics frente aos Indiana Pacers por 105-102 esta madrugada fechou as finais da Conferência Este com um concludente 4-0 para a equipa do poste, que ainda assim voltou a não sair do banco. Será a 23.ª vez que os Celtics, que detêm com os Los Angeles Lakers o recorde de títulos da NBA (17 triunfos), chegam às finais, mas é preciso recuar até 2008 para encontrar o último campeonato conquistado pela equipa da costa leste norte-americana.
Na ronda decisiva vão encontrar o campeão da Conferência Oeste, um duelo entre os Minnesota Timberwolves e os Dallas Mavericks que ainda decorre - os Mavs têm importante vantagem de 3-0. Seja contra quem for, os Boston Celtics partem para as finais com o carimbo de favoritos, com factor casa do seu lado, pelo que Neemias Queta ainda pode fazer mais história esta temporada, a primeira que joga em Boston depois de ter iniciado a caminhada na NBA nos Sacramento Kings.
Português com a taça de campeão da Conferência Este
O português tem tido participação residual nestes playoffs e jogou apenas por duas ocasiões, ambas na série anterior contra os Cleveland Cavaliers. Nas finais de conferência, apesar da “varridela” dos Celtics aos Pacers, expressão utilizada na NBA quando uma equipa não deixa cair qualquer jogo numa série de playoffs, quase todos os duelos foram bastante equilibrados: no primeiro jogo, os Celtics precisaram de ir a prolongamento e nos dois últimos, onde os Pacers estiveram sem a estrela Tyrese Haliburton, a vitória fez-se por apenas três pontos, o que não tem contribuído para que Neemias possa ter mais minutos e oportunidades por parte do treinador Joe Mazzulla.
Neemias Queta assinou inicialmente um contrato de duas vias com os Boston Celtics, que lhe permitia também jogar pela equipa secundária na G-League. No início de abril, firmou um novo acordo com os Celtics, agora para jogar em exclusivo pela equipa principal, permitindo-lhe também estar disponível para jogar os play-offs, algo que nunca tinha acontecido quando o jogador do Vale da Amoreira estava nos Kings.
Voltando ao jogo que deu o título da Conferência Este aos Boston Celtics, Jaylen Brown, com 29 pontos no derradeiro encontro, foi considerado o MVP das finais. Jayson Tatum marcou 26 pontos, ainda que o herói da partida tenha sido Derrick White, que marcou o triplo decisivo a 43 segundos do fim.
As finais da NBA, à melhor de sete jogos, terão início a 6 de junho.