Perfil

Motos

MotoGP castiga Marc Márquez: espanhol terá de cumprir duas voltas longas na próxima corrida

Após o oito vezes campeão mundial provocar o acidente que retirou o espanhol e o português da corrida, a organização do mundial de motociclismo aplicou-lhe um duplo long lap penalty. Marc Márquez vai cumprir duas voltas mais longas à pista já no próximo Grande Prémio, a 2 de abril, na Argentina

Lusa

Octavio Passos/Getty

Partilhar

O piloto espanhol Marc Márquez (Honda) foi penalizado, este domingo, com uma dupla longa volta a aplicar no Grande Prémio da Argentina, no próximo domingo, por “condução irresponsável” no choque com o português Miguel Oliveira no GP de Portugal.

Os comissários consideraram que Márquez foi “excessivamente agressivo, provocando a queda” de Miguel Oliveira. “Isto contraria as instruções especificamente dadas aos pilotos e às equipas” e é considerada “condução irresponsável” causadora de “perigo para outros competidores”.

Esse tipo de comportamento “infringe o artigo 1.21.2 do regulamento” dos grandes prémios da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Por esses motivos, os comissários decidiram aplicar a Marc Márquez uma dupla long lap penalty, uma penalização que obriga os pilotos a percorrerem uma extensão maior da pista.

A penalização será aplicada na próxima corrida do campeonato, o GP da Argentina, que se disputa no próximo domingo, a 2 de abril.

O GP de Portugal de MotoGP foi a primeira das 21 provas do Mundial de Velocidade de 2023. A corrida foi ganha pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que já tinha ganho a sprint de sábado. O atual campeão mundial lidera o campeonato, com 37 pontos.