O sorteio dos quartos de final da Liga Europa ditou que, ao mesmo tempo que foge a adversários temíveis como o Liverpool ou o Bayer Leverkusen, o Benfica reencontra um opositor de boa memória. Assim, na luta por estar entre as quatro melhores da competição, a equipa de Schmidt medirá forças contra o Marselha.
Será a terceira eliminatória entre ambos os clubes. Nas duas anteriores, as águias venceram. Em 1989/90, num embate marcante, o Benfica de Eriksson levou a melhor contra um Marselha fortíssimo, com o golo de Vata, numa Luz a abarrotar, a dar a passagem à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Passados 20 anos, em 2009/10, o Benfica de Jorge Jesus também derrotou o Marselha, com um triunfo por 2-1 em França depois de uma igualdade a um em Portugal.
Este Marselha, não obstante, não é tão poderoso como o desses tempos. Atual sétimo classificado da Ligue 1, começou a temporada com o espanhol Marcelino García Toral, passou depois por Gennaro Gattuso e, agora, é orientado pelo francês Jean-Louis Gasset, de 70 anos, que leva seis desafios no cargo depois de ter sido despedido pela Costa do Marfim após a péssima fase de grupos da CAN que os futuros campeões do torneio realizaram.
Em caso de triunfo, o Benfica jogará, nas meias-finais, contra o Liverpool ou a Atalanta.
Quadro dos quartos de final da Liga Europa:
AC Milan- Roma
Liverpool-Atalanta
Bayer Leverkusen-West Ham
Benfica-Marselha
Quadro das meias-finais da Liga Europa:
Benfica ou Marselha - Liverpool ou Atalanta
Milan ou Roma - Bayer Leverkusen-West Ham
A primeira mão dos quartos de final será a 11 de abril, com a segunda mão a disputar-se a 18 de abril. Nas meias-finais, a primeira mão é a 2 de maio e a segunda a 9 de maio. A final será em Dublin, a 22 de maio.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt