Futebol nacional

Não era fácil passar por Pepe e só o tempo passou por Pepe, que anunciou o final da carreira aos 41 anos

Não era fácil passar por Pepe e só o tempo passou por Pepe, que anunciou o final da carreira aos 41 anos
Maja Hitij - FIFA

Central de 41 anos vai deixar o futebol, 23 anos depois de chegar a Portugal para se estrear como profissional no Marítimo. Seguiram-se FC Porto, Real Madrid, Besiktas e o regresso ao Dragão, onde fechou uma longa carreira em que um dos pontos altos foi a conquista do Euro 2016 pela seleção nacional - e foi por Portugal que fez o seu último jogo, frente a França, no Euro 2024

Foram 894 jogos e 31 títulos. Aos 41 anos, Pepe anunciou que vai deixar de jogar futebol, poucas semanas após as notícias da saída do FC Porto. O jogo dos quartos de final do Euro 2024 de Portugal frente a França foi, assim, o último jogo do central, figura essencial dos últimos anos da seleção nacional, com quem ganhou o Euro 2016.

Num emotivo vídeo em que repassa vários momentos da carreira e onde mostra todos os troféus conquistados, o defesa, que chegou a Portugal em 2001, vindo do Corinthians Alagoano para jogar no Marítimo, deixa agradecimentos aos clubes por onde passou, família e adeptos. Durante o vídeo, pontuado por uma voz de um narrador, fica implícta a ideia que a saída do FC Porto, com tem terminou contrato na última temporada, precipitou uma retirada que Pepe não via como certa.

“Os processos de despedida são sempre dolorosos. Sai com a sensação de que as suas faculdades não estavam esgotadas, ainda não era o momento, mas representar outro emblema que não aquele que lhe encheu a alma não era sequer opção. E Pepe ficará para sempre como uma das referências maiores do FC Porto”, diz a voz off. De recordar que, no final da época passada, André Villas-Boas, novo presidente dos dragões anunciou que Pepe não continuaria no clube como jogador, por razões de redução salarial, mas que teria as portas abertas para assumir outro cargo na estrutura.

Depois de se impor no Marítimo, Pepe foi contratado pelo FC Porto em 2004. Nos dragões, em dois períodos, fez 290 jogos, vencendo quatro campeonatos e cinco taças. Deixou a cidade do Porto para jogar no Real Madrid em 2007. Na capital espanhola passou dez temporadas, conquistando por três vezes a Champions. Terá tido aí o momento mais condenável da sua caminhada, quando pontapeou repetidamente um adversário, Javier Casquero, durante um jogo do Real Madrid frente ao Getafe. Esteve suspenso 10 jogos pela sua ação violenta.

De saída do Santiago Bernabéu, onde também ganhou por três vezes a liga espanhola, seguiu-se uma curta passagem pelo Besiktas, que durou apenas uma época. Regressou ao FC Porto em 2019 e foi no Estádio do Dragão fechou a carreira, como uma extensão de Sérgio Conceição em campo, e com a conquista da Taça de Portugal, em maio último, o seu derradeiro troféu.

Pela seleção nacional, Pepe fez 141 jogos. A estreia aconteceu em novembro de 2007, num Portugal - Finlândia que terminou com um nulo. Portugal qualificou-se assim para o Euro 2008, mas o jogo fica marcado pela pergunta de Scolari: “E o burro sou eu?”. Esteve presente em todos os Campeonatos da Europa e Mundiais em que Portugal jogou desde aí e foi um dos elementos fundamentais na vitória no Euro 2016, em França.

Inteligente e rápido, forte nos duelos e agressivo - demasiado até em certos momentos da carreira -, não era fácil estar mais bem colocado do que Pepe, ter mais espírito que Pepe ou passar por Pepe. Mas o tempo, eventualmente, passou por Pepe. Só ele. Na última temporada, o central teve longos períodos de ausência no FC Porto devido a sucessivas lesões, mas ainda foi convocado para o Euro 2024, onde voltou a ser um dos jogadores mais preponderantes da seleção nacional.

Aos 41 anos e mais de cem dias, juntou-se a Modric e Ronaldo como os únicos jogadores com cinco participações em Europeus (Ronaldo tem o recorde de seis), e o jogador mais velho a entrar em campo num jogo de um Campeonato da Europa.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt