Perfil

Futebol nacional

Pode a União de Leiria continuar a ter bilhetes grátis para sócios no futebol profissional? A Liga garante que sim

À Tribuna Expresso, o presidente da SAD do clube que acaba de subir à II Liga disse que a “estratégia” de portas abertas para sócios era “para continuar”, passando a bola a Pedro Proença. Fonte oficial da Liga assegura que não há qualquer impedimento a que a União continue com bilhetes grátis para sócios, desde que estes sejam impressos e numerados e que haja emissão de ingressos para venda para o público em geral, nomeadamente do clube visitante

Pedro Barata

UDL

Partilhar

Na fase final da temporada 2021/22, a União de Leiria começou a colocar em prática uma política de bilhetes grátis para os sócios do clube. A medida teve impacto imediato: o Magalhães Pessoa, que costumava ter apenas algumas centenas de pessoas nas partidas da Liga 3, teve, consecutivamente, 5863 espectadores no primeiro jogo de portas abertas, 7628 no segundo, 13.204 no terceiro e 15.071 no quarto, batendo recordes de assistência do terceiro patamar do futebol nacional uns atrás dos outros.

Em 2022/23, a opção continuou, resultando numa média de 7958 cadeiras ocupadas por encontro, valor que, em Portugal, só é superado por Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga, Vitória SC e Marítimo. Frente ao SC Braga B, no duelo em que a União de Leiria selou o regresso à II Liga, estiveram 22.197 pessoas no estádio, um novo máximo da Liga 3 e um valor que, na presente temporada, não foi alcançado em nenhum jogo em solo nacional em que não participassem Benfica, FC Porto ou Sporting.

Em conversa com a Tribuna Expresso, Armando Marques, presidente da SAD da União, garantiu que a “estratégia é para aprofundar” na próxima temporada, na II Liga, sempre tendo em vista dar “prioridade e benefícios aos sócios”. Abria, assim, a porta para ter bilhetes grátis para os associados, também, em encontros do futebol profissional, passando a bola a Pedro Proença: “Há regras para cumprir, sabemos o que nos limita na parte regulamentar. Sei que o presidente está aberto a sugestões e nós queremos trazer mais gente para os estádios”, disse o líder do conjunto de Leiria em referência ao responsável máximo da Liga.

Artigo Exclusivo para assinantes

No Expresso valorizamos o jornalismo livre e independente

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
  • Como um divórcio se tornou União
    Futebol nacional

    O clube de Leiria subiu à II Liga após um ano de recordes de espectadores num estádio outrora vazio. A política de bilhetes grátis para sócios encheu o recinto, trouxe novos patrocinadores e uma relação renovada entre adeptos e a cidade, após longos anos de costas voltadas