Perfil

Futebol nacional

Como um divórcio se tornou União

O clube de Leiria subiu à II Liga após um ano de recordes de espectadores num estádio outrora vazio. A política de bilhetes grátis para sócios encheu o recinto, trouxe novos patrocinadores e uma relação renovada entre adeptos e a cidade, após longos anos de costas voltadas

Pedro Barata

Miguel MAF

Partilhar

Foi em 2010/11 que a União de Leiria disputou pela última vez a I Liga no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa — na temporada seguinte, a derradeira no principal campeonato, fê-lo na Marinha Grande. Naquela época, o recinto feito para o Euro 2004 teve uma média de 2407 espectadores por jornada.

No total, houve 36.108 pessoas que, em 2010/11, viram nas bancadas as melhores equipas do país. Mais de uma década depois, a União compete na Liga 3 e os dois últimos encontros que realizou em casa levaram mais gente ao estádio do que a totalidade das 15 jornadas da I Liga 2010/11: frente ao Felgueiras, houve 15.687 espectadores e, contra o SC Braga B, 22.197 adeptos, novo recorde do terceiro patamar numa partida em que um triunfo permitiu selar o regresso à II Liga.

Artigo Exclusivo para assinantes

No Expresso valorizamos o jornalismo livre e independente

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler