Thomas Tuchel, treinador do Chelsea, admite que o clube enfrenta um futuro incerto depois de Roman Abramovich ter sido colocado na lista de sanções do Governo britânico, mas promete que a equipa vai dar tudo em campo. “Enquanto tivermos camisolas suficientes e um autocarro que nos leve aos jogos, estaremos lá para competir no duro”, disse o técnico à BBC Radio 5.
No primeiro jogo após a notícia que coloca os londrinos a operar com muitas limitações, o Chelsea foi a Norwich vencer o clube local por 3-1. A realidade é, cada vez mais, vivida em episódios, como o próprio Tuchel admite: “Vamos vendo, dia após dia. Não previ o que aconteceu ontem [o congelamento dos bens de Roman Abramovich] e não sei o que vai acontecer amanhã”.
Durante o jogo, em Norwich, os adeptos do Chelsea cantaram o nome de Abramovich, de quem se diz ser próximo de Vladimir Putin. Ao mesmo tempo, as bancadas exibiam bandeiras da Ucrânia. Tuchel disse que “os desenvolvimentos fora de campo mostraram outro nível de distração”.
“Claro que o tema está lá, as conversas continuam, por isso há uma certa distração. O nível de impacto no tempo é ainda desconhecido para nós”, afirmou o alemão, campeão europeu na última temporada.
A intervenção do Governo inglês pretende impedir que Roman Abramovich ganhe mais dinheiro com o Chelsea. Thomas Tuchel disse: “Não tenho a certeza de ter alguma coisa a ver com isso, mas tenho consciência do que se passa”. Apesar de tudo, o alemão esforçou-se por acalmar os adeptos: “Continuo feliz por estar aqui e por ser o treinador de uma equipa forte. O que eu sei é que há muito barulho à volta”.
O Governo emitiu uma licença especial que vai permitir ao clube manter o calendário de jogos, pagar aos funcionários e que os adeptos com bilhete comprado possam assistir aos jogos. No entanto, na bola de neve, surgiu um novo problema: o principal patrocinador das camisolas do Chelsea, a empresa de telecomunicações Three, pediu que o acordo com o clube seja “temporariamente suspenso”.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: clubeexpresso@expresso.impresa.pt