Expresso

Centros de Alto Rendimento em Portugal disponíveis para acolherem atletas e técnicos ucranianos

Mykhailo Romanchuk, nadador ucraniano, mostrar a medalha de prata que conquistou nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Mykhailo Romanchuk, nadador ucraniano, mostrar a medalha de prata que conquistou nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Fundação do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude e municípios de norte a sul do país estão prontos a acolher desportistas vindos da Ucrânia que desejem treinar em segurança. O Jamor é um dos 14 centros disponíveis

Centros de Alto Rendimento em Portugal disponíveis para acolherem atletas e técnicos ucranianos

Isabel Paulo

Jornalista

Através da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento e dos municípios proprietários, a Fundação do Desporto e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) disponibilizam, a partir desta quinta-feira, 14 infraestruturas espalhadas pelo país, incluindo o Jamor, para acolher atletas e técnicos ucranianos de alto rendimento que desejem prosseguir “a preparação desportiva em condições de paz e segurança”.

Em comunicado, a Fundação do Desporto refere que os Centros de Estágio estão prontos a acolher os desportistas ucranianos “pelo tempo que for necessário”. A operação será feita em articulação com os municípios, de forma a garantir as condições de treino, de alojamento, alimentação e apoio logístico.
A Comitiva Olímpica ucraniana nos Jogos de Tóquio contou com 157 atletas, divididos por 25 modalidades, tendo conquistado 19 medalhas (uma de ouro, seis de prata e 12 de bronze), salienta a Fundação do Desporto.

A Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento é constituída por 14 infraestruturas, localizadas em concelhos de norte a sul do país e dedicadas a todas as modalidades olímpicas, individuais e coletivas, do ciclismo ao judo, ginástica, surf, canoagem, remo e vela, desportos equestres, triatlo ou futebol.

O Centro de Alto Rendimento do Jamor, de gestão direta do IPDJ, proporciona apoio nas áreas da medicina desportiva, avaliação, controlo e otimização do rendimento desportivo e condições de treino para duas dezenas de modalidades desportivas.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: IPaulo@expresso.impresa.pt