Nuno Borges qualificou-se, na noite de terça-feira, para a segunda ronda do Open dos Estados Unidos, o último major da temporada de ténis, após bater o norte-americano Brandon Holt, em três parciais, confirmando a sua boa relação com os torneios do Grand Slam esta temporada: ganhou o primeiro jogo de todos os majors, tendo até alcançado a terceira ronda em Roland-Garros e Wimbledon.
São já 13 vitórias em quadros principais dos torneios mais apetecíveis do ténis para o português nascido na Maia.
O adversário que agora venceu, Holt, figura no 111.º posto na hierarquia mundial e até entrou melhor na partida, tendo sido o primeiro a quebrar o serviço de Borges, 42.º do ranking ATP. Mas o número um nacional, que há um ano atingiu os oitavos de final do Grand Slam norte-americano, deu a volta ao primeiro parcial, que fechou em 6-4 ao vencer os dois últimos jogos.
No primeiro encontro de sempre entre Borges e Holt, o português teve a vida mais facilitada no segundo set, ao conquistar uma vantagem de 4-1, que controlou para vencer o parcial por 6-2.
O maiato de 28 anos entrou ainda melhor no terceiro e último set, vencendo os três primeiros jogos face ao norte-americano de 27 anos e fechando o encontro em 6-3, ao fim de uma hora e 49 minutos.
Na segunda ronda, Borges vai defrontar, na quinta-feira, outro tenista norte-americano que proporcionará um desafio, em teoria, bastante mais adverso: será Tommy Paul, o 14.º classificado da hierarquia mundial.
A 139.ª edição do Open dos Estados Unidos decorre até 8 de setembro, em Flushing Meadows, em Nova Iorque.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt