Perfil

Surf

Teresa Bonvalot eliminada nos ‘oitavos’ em Peniche pela vencedora do ano passado

A primeira surfista portuguesa a competir no circuito mundial de surf perdeu, na manhã desta segunda-feira, contra a brasileira Tatiana Weston-Webb

Lusa

Thiago Diz/World Surf League

Partilhar

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot despediu-se, na manhã desta segunda-feira, da prova portuguesa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), sendo eliminada nos oitavos de final pela brasileira Tatiana Weston-Webb, que venceu no ano passado em Supertubos.

Com o mar mais pequeno do que no domingo, mas ainda bastante potente, 'Teresinha' somou 9,60 pontos nas suas duas melhores ondas (5,10 e 4,50), em 20 possíveis, enquanto a adversário conseguiu 11,07 pontos (5,67 e 5,40).

Teresa Bonvalot, que participou nesta prova de elite enquanto suplente da lesionada Johanne Defay, fechou a participação na nona posição.

O MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito principal da WSL, arrancou no sábado, depois de três dias de espera pelas melhores condições, e decorre até 16 de março.

  • Teresa Bonvalot: “Por ser tão perfecionista, acontecia-me muito nos heats ficar no mar à espera da onda perfeita e ela não vinha”
    Surf

    Tem 23 anos e já se fala dela há quase 10. Apesar de, por uma nesga, não se ter qualificado para o circuito mundial, Teresa Bonvalot está em Peniche para competir na terceira etapa seguida do Championship Tour, em substituição de uma lesionada. Confessamente reservada e tímida, conta, em entrevista à Tribuna Expresso, a tristeza que sentiu quando acabou empatada com a surfista que ficou com a última vaga de apuramento e como não gosta da inevitável fama que o surf lhe dá. Mas tenta usá-la para ser “uma luzinha” de esperança e mostrar às pessoas que um atleta “não é um extraterrestre” que “está sempre em altas”

  • Sim, talvez, porventura, “vamos ver”. Terá sido esta a última vez de Kelly Slater em Portugal?
    Surf

    Apanhou 12 ondas, surfou em três heats, ganhou nenhum e foi o pior classificado em dois deles. Aos 51 anos, Kelly Slater foi eliminado ao segundo dia de prova no MEO Rip Curl Portugal Pro, saindo de Peniche com outro 17.º lugar esta época. O 11 vezes campeão do mundo está preocupado em não chegar a meio do ano entre os 24 surfistas que garantem a qualificação para o circuito mundial de 2024 e deixou no ar a dúvida: “Pode ter sido a minha última vez aqui, para ser honesto”