Se na noite do draft os Kings pareciam a melhor opção para o português Neemias Queta, que não iria encontrar muita concorrência na sua posição, as recentes contratações e renovações da equipa empurraram o jogador para o fim de uma longa lista de opções.
Richaun Holmes, Tristan Thompson, Alex Len e Damian Jones são os quatro nomes da lista, ainda que a permanência de todos não seja uma certeza.
Sendo assim, a possibilidade de Neemias jogar na G League tornou-se maior e acabou por ser confirmada esta segunda-feira. O português e o clube assinaram um two-way contract, que deixa o jogador disponível para jogar na NBA e na G League ao longo da época de estreia. A segunda é, no fundo, uma liga de desenvolvimento da primeira.
Cada equipa da NBA tem a opção de assinar dois jogadores através destes contratos. Além de Neemias, Louis King assinou também um two-way contract. Os jogadores vão dividir o seu tempo entre os Sacramento Kings e os Stockton Kings.
Neemias chega numa altura em que o limite de 45 dias na NBA, para estes jogadores, foi retirado, mas há um limite de jogos em que podem aparecer na lista de jogadores ativos: 50 durante a época regular, sem limites para treinos ou outras atividades com a equipa da NBA.
A nível financeiro, com este contrato, Neemias vai receber metade do mínimo pago, por norma, aos rookies da NBA. São 462.629 dólares, o que equivale a cerca de 393 mil euros.
O jogador português já se estreou com a camisola dos Kings. Foi frente aos Los Angeles Lakers, para o California Classic Summer League. Neemias esteve em jogo durante 11 minutos e conseguiu seis pontos e quatro ressaltos.
O próximo jogo marca o início da Summer League e é contra os Charlotte Hornets e está marcado para esta segunda-feira, às 23h em Portugal (NBA TV).
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt