Já foi campeão olímpico de triplo salto, campeão do mundo, campeão da europa em pista coberta mas faltava-lhe isto: o título europeu ao ar livre. Está feito: aos 34 anos, Nelson Évora completou este domingo o ciclo de grandes conquistas ao triunfar em Berlim nos europeus de atletismo.
O português conseguiu 17,10 ao quinto ensaio, marca que lhe garantiu o triunfo em Berlim. Com 16,93, o azeri Alexis Copello ficou em segundo lugar e o grego Dimitrios Tsiamis foi terceiro com 16,78.
Esta é a segunda medalha de Portugal nos Europeus de Berlim, depois de Inês Henriques ter também conquistado o ouro nos 50km marcha. Já este ano, em Birmingham, Évora havia conquistado o bronze nos Mundiais de pista coberta.
Nelson Évora nem sequer arrancou bem a final, ao fazer um nulo no primeiro ensaio e 16,55 ao segundo. Mas numa prova com marcas relativamente baixas (apenas o português superou os 17 metros), o 5.º ensaio seria decisivo.
Campeão mundial em 2007 e olímpico em 2008, a carreira de Évora esteve em risco devido a recorrentes lesões que o impediram, por exemplo, de defender o título nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Agora, a viver uma nova fase da carreira - desde 2017 que se treina em Espanha com o cubano Ivan Pedroso - o triplista volta a desafiar todas as probabilidades e aqueles que não acreditavam que pudesse voltar a competir ao mais alto nível após tantas operações.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt