Jogos Olímpicos de Paris 2024

Presidente do COP diz que Pedro Pichardo lhe pediu ajuda para ser recebido por Rui Costa

Presidente do COP diz que Pedro Pichardo lhe pediu ajuda para ser recebido por Rui Costa
ANDREJ ISAKOVIC/Getty

José Manuel Constantino revelou ainda que o encontro com o presidente do Benfica, com quem Pichardo está em litígio, não terá acontecido e sublinha que relação do campeão olímpico de triplo salto com o Comité Olímpico Internacional é “perfeitamente normal, cordial e colaborante”

Lusa

José Manuel Constantino descreve a relação entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e Pedro Pichardo como “perfeitamente normal, cordial e colaborante”, revelando ainda que intermediou para o atleta ser recebido pelo presidente do Benfica, algo que não aconteceu.

Apesar da ausência do atual campeão olímpico do triplo salto da cerimónia de apresentação da Missão portuguesa a Paris'2024, para a qual o presidente do COP desconhece o motivo, Constantino assegura que a relação da entidade com Pichardo é “normal”.

“Não é uma personalidade fácil, é uma personalidade que tem que ser gerida com muito cuidado, mas o COP […] tem tido uma relação perfeitamente normal, cordial e colaborante”, resumiu, em entrevista à agência Lusa.

Após vários meses de polémicas e dúvidas em torno de Pichardo, que esteve praticamente um ano sem competir e, em divergência com o Benfica, clube ao qual está ligado contratualmente até aos Jogos Olímpicos Los Angeles'2028, sem aceitar o processo de filiação na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo, o atleta vai estar mesmo em Paris'2024, embora a situação com o clube da Luz esteja longe de estar resolvida.

“O Pedro Pichardo pediu-me uma reunião. Veio aqui com o pai. E solicitou-me que eu intercedesse no sentido de ele ser recebido pelo presidente do Sport Lisboa e Benfica. Coisa que ele estava a tentar e não conseguia, porque pretendia dar a sua versão dos factos. Não que o Benfica estivesse em falta com ele do ponto de vista das suas obrigações laborais, mas havia um conjunto de problemas e de conflitos”, começou por contar José Manuel Constantino.

Por não ter “acesso direto” a Rui Costa, o máximo dirigente desportivo nacional falou com o presidente da Mesa Assembleia Geral do clube, Fernando Seara, a quem transmitiu o desejo do campeão olímpico do triplo salto.

“Pedi que intercedesse junto do presidente do clube para que o recebesse. Passado algum tempo, o Dr. Fernando Seara enviou-me uma mensagem a dizer: ‘O assunto está resolvido, ele vai ser recebido’. Internamente, perguntei se tinha havido alguma evolução, ninguém me soube responder. Esta semana estive com o doutor Fernando Seara e perguntei-lhe: ‘Mas afinal ele foi ou não foi recebido’? Ele respondeu-me: ‘Não’. Não posso dizer mais nada”, revelou.

Apesar do litígio com o Benfica, Pichardo irá defender o seu título no triplo salto nos Jogos Olímpicos Paris2024, que começam na sexta-feira, com a cerimónia de abertura, e terminam em 11 de agosto.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt