Futebol nacional

Sporting e Benfica vão jogar em dia de eleições. É possível? O que diz a Comissão Nacional de Eleições

Sporting e Benfica vão jogar em dia de eleições. É possível? O que diz a Comissão Nacional de Eleições
PATRICIA DE MELO MOREIRA/Getty

Por condicionantes de calendário, o Arouca - Sporting e o Benfica - Estoril da 25.ª jornada vão realizar-se em domingo de eleições, no dia 10 de março. A Comissão Nacional de Eleições não proíbe a realização de eventos desportivos, mas com reservas

É uma tradição: em dia de eleições, não há futebol. Mas no próximo dia 10 de março, data das eleições legislativas, haverá não um mas dois jogos da 25.ª jornada da I Liga e logo a envolver dois dos grandes, Sporting e Benfica.

Os leões entram em campo às 18h30, em Arouca, uma hora em que as urnas ainda estão abertas. Já o Benfica joga na Luz, frente ao Estoril Praia, dois clubes da zona de Lisboa, com o apito final marcado para as 20h30, hora em que o ato eleitoral já estará terminado. As duas equipas jogam na quinta-feira anterior a 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa e na quinta-feira seguinte a 2.ª mão da eliminatória, com Atalanta e Rangers, respetivamente, pelo que se os jogos da I Liga se disputassem no sábado ou na 2.ª feira, não estariam completas as 72 horas regulamentares entre jogos.

Na II Liga, vai jogar-se também o Tondela - Marítimo, às 11h.

Mas o que diz a Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre eventos na véspera e dia de eleições? Antes de tudo, que os espetáculos desportivos não estão proibidos, desde que “a sua realização” não coloque “em causa o exercício do direito de voto por parte dos participantes”, pode ler-se no site da CNE.

Em termos gerais, para qualquer evento realizado em dia de eleições, a CNE diz que é necessário ter em consideração que é “proibido fazer propaganda por qualquer meio na véspera e no dia da eleição” e que não pode haver “aproveitamento dos eventos festivos ou outros, no sentido de serem entendidos como propaganda eleitoral”.

Eurasia Sport Images

A CNE sublinha que “em eventos que impliquem a deslocação de eleitores para fora dos locais em que estejam recenseados devem criar-se condições para que estes possam votar”. Ora isso, na prática, acontece com a possibilidade de voto em mobilidade. Os eleitores podem votar no sétimo dia anterior ao da eleição, portanto já este domingo, numa mesa de voto antecipado escolhida pelo eleitor - haverá uma mesa de voto antecipado em cada município. A data de inscrição para o voto antecipado termina esta quinta-feira, 29 de fevereiro.

A única atividade que é estritamente proibida de realizar em dia de eleições é a caça.

Não será a primeira vez que se vai jogar futebol de I Liga em dia de eleições. Curiosamente, o Benfica tem histórico nesta matéria: a 4 de outubro de 2015, os encarnados, então treinados por Rui Vitória, deslocaram-se à Madeira em dia de eleições legislativas para jogar com a União da Madeira. E acabou por não jogar, já que o mau tempo, com nevoeiro a não permitir visibilidade mínima, impediu o apito inicial.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt