Exclusivo

Futebol nacional

Vai ser possível ouvir nos estádios de Portugal o árbitro a explicar decisões tomadas durante o jogo

Vai ser possível ouvir nos estádios de Portugal o árbitro a explicar decisões tomadas durante o jogo
SOPA Images/Getty

A FIFA autorizou a Federação Portuguesa de Futebol e o seu respetivo Conselho de Arbitragem a testarem a transmissão, em tempo real e no sistema de som dos estádios, que o árbitro explique para toda a gente ouvir as decisões que tome relacionadas com o VAR. Ainda não se sabe quando a medida começará a ser testada

Em breve, quem for ao estádio ver uma partida de futebol em Portugal e, previsivelmente, quem esteja a assistir pela televisão, poderá ouvir o árbitro a explicar, no momento, uma determinada decisão. A FIFA autorizou o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a testar a medida que, confirmou a Tribuna Expresso, englobará situações nas quais a videoarbitragem intervenha.

A notícia foi originalmente dada pelo “MaisFutebol” e, mais tarde, confirmada oficialmente por um comunicado da federação. Pelo que foi possível apurar, o que se ouvirá no sistema de som dos recintos será o árbitro principal expor os porquês de ter sido assinalado o que seja em lances nos quais o VAR interfira - e não as conversas tidas com os responsáveis que o estejam a operar na Cidade do Futebol.

Ou seja, em lances de golo (quando há uma falta ou fora de jogo), penáltis, que envolvam cartões vermelhos ou quando o árbitro sanciona o jogador errado. E poderá ser qualquer situação prevista no protocolo da VAR e não apenas as que o árbitro principal se desloque até ao ecrã, posto ao lado do relvado, para consultar as imagens.

A meio da tarde desta quinta-feira, no comunicado oficial em que confirmou a novidade, a FPF revelou ter pedido à FIFA e ao International Board (IFAB, responsável pelas regras do futebol) para ser palco deste teste, especificando que vai ser aplicado nos jogos das duas ligas profissionais, Liga BPI, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça e fase final da Liga 3.

A federação indicou ainda que “fica a aguardar” pela indicação da Liga de Clubes dos estádios que “reúnem condições para aplicar a medida, numa primeira fase ainda em modo de teste, o mais rapidamente possível”.

Só por uma vez a medida foi testada em competições de clubes: aconteceu em 2022, no Mundial de Clubes realizado em Marrocos. Mas, até ver, Portugal será a placa de petri que experimentará ligar a voz dos árbitros ao sistema de som dos estádios em provas nacionais. A nível de seleções, a novidade conheceu um par de testes no último verão, primeiro no Mundial sub-20, na Argentina, depois no Campeonato do Mundo feminino jogado na Nova Zelândia.

Ainda é incerto quando a medida começará a ser testada em Portugal - dizem-nos, somente, que será “em breve” -, mas, uma vez mais, a entidade liderada por Fernando Gomes chega-se à frente na utilização pioneira de uma novidade na arbitragem. Em 2016/17, o futebol português foi um dos seis escolhidos para começarem a experimentar o vídeo-árbitro.

(notícia atualizada às 17h34 com as informações do comunicado oficial da Federação Portuguesa de Futebol.)

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: dpombo@expresso.impresa.pt