FPF, Liga e TVI condenam agressão a repórter de imagem no Moreirense-FC Porto
O repórter de imagem Francisco Ferreira foi agredido pelo o empresário de futebol Pedro Pinho, à saída do estádio do Moreirense
27.04.2021 às 12h22

Octavio Passos/Getty
Partilhar
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) condenou esta terça-feira a agressão a um repórter de imagem da estação televisiva TVI, na segunda-feira, em Moreira de Cónegos, após o jogo entre Moreirense e FC Porto, para a I Liga.
"A FPF condena de forma veemente a agressão de que foi vítima um repórter da TVI depois de concluído o jogo entre Moreirense e FC Porto, na segunda-feira à noite. Os espetáculos desportivos devem ser momentos de celebração da paixão pelo jogo e locais em que todos podem exercer as suas funções em liberdade e de forma segura", lê-se na nota de imprensa, enviada à agência Lusa.
Após o encontro da 29.ª jornada da I Liga, que terminou empatado 1-1, um jornalista da TVI foi agredido nas imediações do estádio do Moreirense, de acordo com imagens transmitidas pelo próprio canal de televisão.
"A esta condenação pública, junta a FPF uma mensagem de ânimo e solidariedade ao repórter da TVI, extensiva a todos os profissionais da comunicação social", rematou a FPF.
Liga também condena acontecimentos
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) também repudiou esta terça-feira a agressão. "A Liga Portugal apresenta uma palavra de solidariedade ao repórter de imagem da TVI Francisco Ferreira, que estava em trabalho no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, repudiando esta e qualquer agressão verbal ou física contra elementos da comunicação social, que ocorram nos estádios ou nas imediações dos mesmos", lê-se num comunicado da instituição.
Para a LPFP, "o futebol deve ser um local de festa, mesmo numa altura crucial da época e em que as emoções estão mais fortes do que nunca".
"Apelamos a todos que mantenham a serenidade nas jornadas que faltam para terminar os nossos campeonatos. É o futebol quem pode perder com atos irrefletidos", refere o organismo.
TVI apoia repórter
A Direção de Informação da TVI também divulgou esta terça-feira um comunicado dizendo que "repudia veementemente a agressão que o seu repórter de imagem Francisco Ferreira sofreu na segunda-feira à noite, após o jogo entre o Moreirense e o FC Porto, tendo como protagonista o empresário de futebol Pedro Pinho."
A estação televisiva "apela às entidades competentes e às forças da manutenção da segurança e da ordem públicas para que se crie condições de proteção das equipas de reportagem que cobrem este tipo de eventos desportivos".
No mesmo comunicado, a TVI diz que "distingue a instituição Futebol Clube do Porto de outros agentes e reserva-se a faculdade de proceder judicialmente contra os responsáveis pelas agressões e pelos danos causados ao material de trabalho do repórter de imagem"
Relacionados
- FC Porto
A quadratura de um empate
O FC Porto empatou (1-1) em casa do Moreirense e o atraso para o primeiro lugar aumentou. Um resultado e um facto. Nos outros dois lados do quadrado deste empate (que teve um golo anulado pelo VAR quase nos descontos) ficam a incapacidade que o FC Porto teve em usar o volume de jogo para furar a bloco baixo e compacto do adversário, e mais um facto - faltam cinco jogos no campeonato para a equipa de Sérgio Conceição, que foi expulso, tentar recuperar seis pontos
- Lá Em Casa Mando Eu
Pepe gritou ao árbitro: "Tu nem com o vídeo!". Faltou acrescentar nem com VAR, nem Dolby Surround, nem MIT, nem inteligência artificial
Na análise humorística de Catarina Pereira, a metade portista do Lá em Casa Mando Eu, consta igualmente a reflexão sobre a suposta passagem de testemunho do prémio de melhor jogador da I Liga entre "um talento" como Jesús Corona e Sebastián Coates: "descredibilizamos completamente este campeonato e é provável que nem conte para o palmarés"
- Futebol nacional
Vasco Seabra: "Fomos bravos, fomos intensos, fizemos mais um ponto na nossa caminhada"
O treinador do Moreirense, único a comparecer na flash-interview da "Sport TV" após o empate (1-1) com o FC Porto, explicou como o adversário empurrou a sua equipa para trás
- Revista de Imprensa
Depois do empate do FC Porto em Moreira de Cónegos, um repórter de imagem da TVI foi agredido por um empresário
Os ânimos estavam exaltados no final da partida entre Moreirense e FC Porto. O empate caiu mal aos Dragões e, como é habitual, Sérgio Conceição estava no modo furioso. Mas o incidente mais grave aconteceu à saída do estádio, precisamente no momento em que Pinto da Costa passava. Um repórter de imagem da TVI foi agredido por Pedro Pinho, empresário ligado ao clube azul e branco