Há apenas três meses, Fernando Santos assumiu o comando técnico do Besiktas. O treinador, de 69 anos, voltava assim ao futebol de clubes, do qual estava arredado desde 2010, quando deixou o PAOK para iniciar um percurso pelas seleções da Grécia, Portugal e Polónia.
No entanto, a passagem pela Turquia foi breve. Depois de apenas 16 encontros, o Besiktas anunciou que despediu Fernando Santos.
No total, foram sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas ao serviço de um dos maiores emblemas turcos. O ex-selecionador nacional foi vítima de uma série de maus resultados, com dois empates e cinco derrotas nos derradeiros cinco compromissos.
Quando Fernando Santos foi contratado, o Besiktas era quarto, a quatro pontos do terceiro, o Trabzonspor. Agora, 13 rondas depois, segue em quarto, igualmente a quatro pontos do pódio. Na taça da Turquia, o português superou três eliminatórias, deixando o Besiktas nas meias-finais da prova.
Depois de ter liderado a seleção nacional entre 2014 e 2022, as primeiras experiências do técnico fora de Portugal ou da Grécia têm sido efémeras. Em 2023 dirigiu a Polónia em seis encontros e, agora, volta a colocar um ponto final num projeto passado pouco tempo do seu início.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt