Futebol internacional

Manchester United vende 25% do capital ao dono da INEOS

Manchester United vende 25% do capital ao dono da INEOS
LINDSEY PARNABY

Com este acordo, o multimilionário Jim Ratcliffe, dono da INEOS, vai injetar 330 milhões de euros no clube, montante que será direcionado para investimentos em transferências de jogadores e na renovação de Old Trafford e outras infraestruturas

O Manchester United vendeu 25% do seu capital ao multimilionário Jim Ratcliffe, dono da INEOS, uma das maiores empresas químicas do mundo, anunciou este domingo o clube em que atuam os futebolistas Diogo Dalot e Bruno Fernandes.

Com este acordo, Ratcliffe vai injetar 330 milhões de euros no Manchester United, montante que será direcionado para investimentos em transferências de jogadores como na renovação de Old Trafford e outras infraestruturas, ficando o inglês responsável pelas operações desportivas.

“Como um rapaz criado aqui e adepto de toda a vida do clube, estou muito feliz por termos chegado a acordo com a administração do Manchester United, que nos delega a gestão das operações de futebol do clube. Mesmo que o sucesso comercial do clube tenha sempre assegurado fundos para vencer troféus ao mais alto nível, este potencial não tem sido desbloqueado nos últimos tempos. Nós trazemos conhecimento global, especialistas e talento do grupo INEOS Sport para ajudar à melhoria do clube”, sublinhou Jim Ratcliffe numa mensagem publicada no site oficial do United.

De recordar que a INEOS está presente em outros clubes e equipas, seja no ciclismo, com a INEOS Grenadiers, na Fórmula 1, como um dos principais acionistas e patrocinadores da Mercedes, na vela, râguebi e em outros emblemas de futebol: Ratcliffe é também dono do Nice, em França, e do FC Lausanne-Sport, da Suíça.

A família Glazer, proprietária do clube desde 2005, lançou em 2022 um processo de venda parcial ou total da sua participação no clube, que ficou agora encerrado, com o objetivo de manter o sucesso financeiro, mas, sobretudo, alcançar resultados desportivos.

O Manchester United não vence a Premier League desde 2013, ano em que o lendário técnico escocês Alex Ferguson abandonou o clube.

O acordo terá agora que passar pela aprovação da Premier League, processo que deverá demorar entre seis e oito semanas.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt