Alô, bicampeonato? Palmeiras de Abel Ferreira aumenta vantagem a duas jornadas do final do Brasileirão
Ricardo Moreira/Getty
Com Endrick novamente em destaque, os paulistas golearam (4-0) o América e, beneficiando de novo empate traumático para o Botafogo e da derrota do Flamengo, têm agora três pontos de vantagem para todos os perseguidores
A jornada 27 do Brasileirão foi a meio de outubro, há umas seis semanas. Então, o Palmeiras ainda lambia as feridas e recompunha-se do desgaste da Libertadores, onde fora eliminado, nos penáltis, pelo Boca Juniors, nas meias-finais. E, à falta de 11 rondas para o final do campeonato, a equipa de Abel Ferreira estava em quinto, a 14 pontos do líder, o Botafogo.
Avançando para a jornada 36, tudo é diferente. O Palmeiras venceu sete das nove partidas disputadas, em contra-ciclo com o colapso do Botafogo, que não vence, justamente, desde a tal ronda 27. Assim, a dois desafios do final do Brasileirão, a equipa de Abel é líder, três pontos acima dos cariocas, ganhando uns incríveis 17 pontos quando só se disputaram 27.
O último capítulo desta recuperação deu-se a duas partidas do final da competição. O Palmeiras, em casa, deu sequência ao embalo recente, com um claro 4-0 ao América. Endrick, com o quinto golo nos últimos seis compromissos com o “verdão”, inaugurou o marcador logo aos 2', Éder Ferreira, num auto-golo, dobrou a margem dos locais aos 40' e, aos 88' e aos 92', Jose López fez o 4-0 final.
O Palmeiras tem três pontos de vantagem para Botafogo, Atlético-Mineiro e Flamengo, quando faltam disputar duas rondas, nas quais os paulistas receberão o Fluminense, sétimo classificado, e se deslocarão ao reduto do Cruzeiro, 14.º.
Continuando as suas semanas de maldição e agonia, o Botafogo empatou (1-1) na visita ao Coritiba. Para dar mais drama à história do clube que já teve Luís Castro e Bruno Lage no banco nesta campanha, Tiquinho Soares, o ex-Nacional, Vitória SC e FC Porto, parecia quebrar a série de quase um mês e meio sem vencer da equipa, com um golo de penálti aos 97'.
No entanto, para os cariocas, tudo corre mal e é trauma por estas alturas. Em linha com essas dificuldades recentes, Edu, aos 99', tirou dois pontos à equipa que durante mais tempo liderou esta edição do Brasileirão.
Também a três pontos do Palmeiras estão, agora, Atlético Mineiro e Flamengo. Os cariocas chegavam à jornada empatados a pontos com a equipa de Abel Ferreira mas, em casa, foram derrotados por claros 3-0 pela equipa onde Hulk continua a brilhar, com golos de Paulinho, Edenilson e Rubens.
Para Abel Ferreira, depois das Libertadores de 2020 e 2021 e do Brasileirão da temporada passada — mais uma Taça e uma Supertaça —, o bicampeonato, que já pareceu impossível, está agora ali tão perto, numa reviravolta digna desta liga em modo montanha-russa.