Futebol internacional

Pepê, do FC Porto, chamado à seleção do Brasil, na qual também está o fenómeno Endrick, de 17 anos

Pepê, do FC Porto, chamado à seleção do Brasil, na qual também está o fenómeno Endrick, de 17 anos
Diogo Cardoso/Getty

O médio, que também pode ser utilizado a lateral, é convocado pela primeira vez. Endrick é o mais jovem na seleção desde Ronaldo Nazário, em 1994

Pepê, do FC Porto, chamado à seleção do Brasil, na qual também está o fenómeno Endrick, de 17 anos

Pedro Barata

Jornalista

A temporada de Pepê nem tem sido do mais brilhante que o jogador já produziu, mas é agora premiada com a presença numa das seleções mais poderosas do mundo. O polivalente jogador do FC Porto foi, pela primeira vez, chamado à seleção do Brasil, para os encontros com Colômbia e Argentina, de qualificação para o Mundial de 2026.

Aos 26 anos, Pepê vai na terceira temporada nos dragões. Depois de um começo em que não teve muito protagonismo, foi-se tornando num dos principais homens de confiança de Sérgio Conceição. Na temporada passada, fez 55 jogos, marcando cinco vezes e assistindo 10.

Nesta época, sem Otávio, o ex-Grémio teve a oportunidade de ganhar ainda mais protagonismo, mas vem sendo mais irregular, tendo mesmo começado no banco nos jogos da I Liga frente a Estrela da Amadora e Gil Vicente. Ainda não marcou e soma duas assistências. No entanto, Fernando Diniz, o selecionador brasileiro que acabou de ganhar a Libertadores com o Fluminense, apostou no futebolista da Foz do Iguaçu, que terá sido beneficiado por poder atuar a lateral-direito, posição para a qual, de raiz, só foi chamado Emerson Royal.

De recordar que Pepê tem também nacionalidade paraguaia e italiana e que terá sido sondado por estas duas federações para uma possível chamada.

A outra grande novidade da convocatória é a inclusão de Endrick, o fenómeno de 17 anos do Palmeiras de Abel Ferreira que já foi contratado pelo Real Madrid. Com 11 golos em 47 jogos em 2023 pela equipa paulista, o adolescente marcou três vezes nos últimos dois encontros.

Sobre o avançado, que aos 17 anos e três meses se torna no mais jovem a ser chamado à seleção brasileira desde Ronaldo Nazário, em 1994, Diniz disse que tem “potencial para ser um dos grandes talentos” do mundo, garantindo que esta chamada “não é uma pressão”, mas sim “um prémio e uma visão do futuro que este garoto poderá ter”.

“Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz há muito me chama a atenção”, confessou o treinador.

Lista de convocados da seleção do Brasil:

Guarda-redes: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo);
Defesas: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG), Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha);
Médios: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid), Pepê (FC Porto)
Avançados: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt