Futebol internacional

Espanhol Luis Suárez, lenda do Inter Milão, morre aos 88 anos

Espanhol Luis Suárez, lenda do Inter Milão, morre aos 88 anos
PA Images Archive

Primeiro Bola de Ouro espanhol, em 1960, campeão da Europa de seleções em 1964 e de clubes em 1964 e 1965, Luis Suárez ainda se distinguiu como treinador

Lusa

O antigo internacional espanhol Luis Suárez, bicampeão europeu pelo Inter Milão e vencedor da Bola de Ouro na década de 60, morreu este domingo, aos 88 anos, informaram a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o clube italiano.

“A Real Federação Espanhola de Futebol e o seu presidente, Luis Rubiales, querem transmitir os mais sentidos pêsames a toda a família e amigos de Don Luis Suárez Miramontes, falecido este domingo, 9 de julho”, refere a nota divulgada no site oficial da RFEF.

O Inter Milão, clube que Luis Suárez representou entre 1961 e 1970, manifestou “profunda tristeza” pelo desaparecimento do antigo médio, “um enorme jogador” do clube, que “inspirou gerações”, recordando ainda uma frase de Helenio Herrera, o treinador que conduziu Suárez e os ‘nerazzurri’ aos títulos europeus de 1964 e 1965, este último frente ao Benfica (1-0), em San Siro.

“Como um dia disse Helenio Herrera, ‘se não souberem o que fazer com a bola, passem-na ao Suárez”, parafraseou o Inter.

Já o FC Barcelona, clube que ‘Luisito’ representou antes de rumar ao Inter, fala num “dos melhores jogadores da história do futebol espanhol” e numa “peça-chave do Barça na segunda metade da década de 50”.

Em quase 20 anos de carreira como futebolista, Luis Suárez representou apenas quatro clubes, nomeadamente Deportivo, FC Barcelona, Inter Milão e Sampdoria, mas foi nos catalães e nos milaneses que se destacou, tendo ainda sido eleito o melhor jogador do mundo com o prémio ‘Ballon D’Or’ em 1960.

Pelo ‘Barça’, no qual jogou entre 1954 e 1961, conquistou dois campeonatos espanhóis, duas taças do Rei de Espanha e duas taças das Cidades com Feiras, enquanto no Inter arrecadou três campeonatos italianos, duas taças dos Campeões Europeus e duas taças Intercontinentais.

Além de ter participado com Espanha nos mundiais de 1962, no Chile, e de 1966, em Inglaterra, ajudou ‘la roja’ a conquistar o Campeonato da Europa de 1964.

Após terminar a carreira de jogador, foi treinador do Inter Milão em mais do que uma ocasião (1974/75, 1991/92 e 1995/96), tendo ainda orientado Sampdoria, SPAL, Cagliari, Como, Deportivo, Albacete, além da seleção principal de Espanha, que liderou no Mundial1990, e os sub-21 espanhóis, que conduziu ao título europeu da categoria em 1986.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt