Futebol internacional

Eden Hazard diz adeus à seleção da Bélgica: “A sucessão está pronta. Vou ter saudades vossas”

Eden Hazard diz adeus à seleção da Bélgica: “A sucessão está pronta. Vou ter saudades vossas”
VCG

Depois do Mundial, a seleção da Bélgica prepara-se para uma renovação obrigatória, uma vez que alguns nomes importantes estão a optar pela retirada. Primeiro foi o treinador e agora o capitão. Ciente de que não está na sua melhor forma, Eden Hazard anunciou o adeus à seleção onde chegou em 2008

Depois de um Mundial pautado pelos maus resultados e pelos conflitos entre jogadores para o lado da Bélgica, Eden Hazard tomou a decisão de não voltar a competir pela seleção, mantendo-se apenas no futebol entre clubes. A equipa belga foi eliminada na fase de grupos, onde perdeu contra Marrocos e empatou com a Croácia. Hazard, uma das principais figuras da seleção, terminou o torneio sem marcar.

“Hoje viro uma página”, anunciou no Instagram. “Obrigado pelo vosso amor. Obrigado pelo vosso apoio inigualável. Obrigado por toda esta felicidade partilhada desde 2008”.

Ver Instagram

Hazard fez a sua estreia internacional em 2008 e marcou 33 vezes em 126 jogos pela seleção. No Mundial de 2018 foi um dos que ajudou a Bélgica a chegar às meias-finais, perdida para a França, que viria a tornar-se a campeã do mundo. Esteve também no 11 inicial que no Euro 2020 eliminou Portugal nos ‘oitavos’. A Bélgica caiu nos quartos de final novamente contra a equipa que viria a vencer o torneio, a Itália.

“Decidi pôr um fim à minha carreira internacional. A sucessão está pronta. Vou ter saudades vossas”, concluiu o jogador.

O jogador belga é já a segunda baixa depois do Mundial 2022. O treinador Roberto Martinez também deixou o cargo depois de ver a equipa segunda classificada no ranking mundial cair na fase de grupos. O jornal belga "Het Laatste Nieuws" avançou que Hazard já tinha discutido a intenção de se retirar da seleção nacional com os seus companheiros de equipa logo a seguir ao último jogo no Mundial.

O jogador está há muito num período menos positivo no Real Madrid. Dos 21 jogos que o clube espanhol disputou desde que a época começou, Hazard esteve em seis, marcou um golo e fez uma assistência. A possível venda do jogador já é tema no país vizinho.

O próprio mostra-se também com plena noção de que não está na sua melhor forma. Em entrevista ao jornal “L'Équipe”, Hazard confessou que o seu melhor futebol ficou em 2018.

“Para ser honesto, já não tenho esse nível de 2018. Eu não o demonstro, mas sofri demasiado, mental e fisicamente. Não tenho vergonha de o dizer. Em 2018, era talvez um dos dez melhores jogadores do Mundo. Se vou voltar a ser? Não me parece, mas se o meu corpo o permitir, ainda vou conseguir fazer grandes coisas”, disse.

Ainda assim, no momento em que anunciou a sua retirada da seleção os seus colegas fizeram questão de lhe mostrar apoio. "Lendário, obrigado por tudo", escreveu Michy Batshuayi na publicação do jogador. “Lenda” foi também a palavra escolhida por Vinicius Jr., que joga consigo no Real Madrid. Thibaut Courtois, colega no clube e seleção, optou pelos emojis e deixou um coração e uma cara triste. Kevin de Bruyne, no Twitter, deixou duas fotos de ambos, uma antiga e outra da atualidade, com a mensagem: “Que viagem. Parabéns, capi. Vamos sentir a tua falta”.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt