Perfil

Futebol internacional

La Liga condena “discurso de ódio” dirigido a Vinícius Jr., jovem avançado do Real Madrid, durante o encontro com o Atlético Madrid

Os insultos racistas terão sido dirigidos ao internacional pelo Brasil por adeptos do Atlético, no dérbi madrileno. Os autores das ofensas terão entoado canções de teor ofensivo aquando da entrada do futebolista em campo

Expresso

Rodrigo Jimenez/EPA

Partilhar

A liga espanhola condenou o que chamou “discurso de ódio” dirigido por adeptos do Atlético ao avançado brasileiro do Real Madrid, Vinícius Jr., antes do dérbi da capital espanhola. A organização mostrou-se disponível para trabalhar com as autoridades, depois de terem sido reportadas canções racistas com o jovem avançado como alvo específico.

As atitudes ocorreram este domingo, antes da partida que o Real até venceu. A Liga denunciou e condenou o triste acontecimento: “Denunciamos todos os incidentes ocorridos dentro e fora dos estádios. Trabalhamos com os clubes para manter o nosso futebol amigável e desfrutável”. O porta-voz acrescentou: “O discurso de ódio não tem lugar na La Liga e trabalhamos sempre com os clubes e as autoridades para identificar e levar à justiça qualquer caso destes”.

A dança que Vinícius faz após marcar golo foi o mote para toda a polémica. O agente Pedro Bravo afirmou, numa conversa sobre o brasileiro, decorrida na televisão espanhola: “Em Espanha, tens de respeitar os rivais e parar de jogar ao ‘ao macaco’”. Entretanto, Bravo já pediu desculpa pelas palavras.

Sobre a sua dança, Vinícius desvalorizou e deu outros exemplos de jogadores que celebram ou celebravam os golos dessa forma: “A dança não é só minha. Pertence a Ronaldinho, Neymar, [Lucas] Paquetá, [Antoine] Griezmann, João Félix, Matheus Cunha... (…) São danças para celebrar a diversidade cultural à volta do mundo”.

“Dizem que a felicidade incomoda. A felicidade de um brasileiro negro a ser bem-sucedido na Europa incomoda muito mais. Mas a minha vontade de vencer, o meu sorriso e o brilho são muito maiores do que isso”, disse o futebolista de 22 anos.

Várias estrelas do futebol brasileiro vieram solidarizar-se com Vinícius nas redes sociais, incluindo Pelé e Neymar. O Real Madrid emitiu também um comunicado em que condena os comentários de Pedro Bravo, feitos na sexta-feira.

No golo da vitória do Real (2-1) no Wanda Metropolitano, marcado pelo compatriota Rodrygo, Vinícius voltou a dançar. Sem medo e com alegria.