A organização do Mundial feminino de futebol de 2027 vai ser disputada por quatro candidaturas, revelou a FIFA. O trio europeu composto por Alemanha, Bélgica e Países Baixos, o sul-americano Brasil, a africana África do Sul e a dupla Estados Unidos-México compõem o quarteto apostado em receber o evento. O vencedor será conhecido no congresso da FIFA, em votação com as mais de 200 federações, a realizar em 17 de maio de 2024.
As candidaturas têm até ao próximo 19 de maio para serem formalizadas e todo o processo deve estar entregue até 8 de dezembro.
“Boa parte das candidaturas é proveniente de países com arraigada tradição futebolística. E são oriundas de quatro confederações distintas, o que confirma a popularidade uniforme do futebol feminino em todo o planeta”, congratulou-se a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura. A dirigente garantiu ainda que o processo de apresentação de candidaturas será “o mais sólido e extenso da história do campeonato do Mundo de futebol feminino da FIFA”.
Todas as candidaturas têm ou terão experiência recente em Mundiais masculinos. A Alemanha organizou a competição masculina em 2006, a África do Sul em 2010, o Brasil em 2014 e os EUA e o México, em conjunto com o Canadá, serão palco do Mundial masculino 2026.
Este ano, o campeonato do Mundo, que vai contar, pela primeira vez, com Portugal, vai ser organizado pela Austrália e Nova Zelândia, entre 20 de julho e 20 de agosto. A seleção de Francisco Neto divulgou hoje uma pré-convocatória de 55 jogadoras.Será a primeira edição a ser disputada por 32 seleções, depois de e França, em 2019, ter havido 24 formações, com os Estados Unidos a conquistarem o título.