Tribuna Expresso

Perfil

Futebol feminino

Inglaterra goleia Suécia e volta a uma final do Europeu para mudar as histórias de 1984 e 2009

Beth Mead reforçou a liderança no topo da lista das melhores marcadoras e Alessia Russo marcou de calcanhar. Na quarta-feira, no segundo jogo das meias-finais, Alemanha, oito vezes campeã, e França, pela primeira vez nesta fase, defrontam-se em Milton Keynes. A final está agendada para domingo, no Estádio de Wembley

Lusa

Robbie Jay Barratt - AMA

Partilhar

A Inglaterra apurou-se esta terça-feira pela terceira vez na sua história para a final do Campeonato da Europa de futebol feminino, após golear a Suécia, por 4-0, no primeiro duelo das meias-finais.

Anfitriã do Euro2022, a seleção inglesa, a atuar em Sheffield, chegou ao triunfo com golos de Beth Mead, aos 34', de Lucy Bronze, aos 48', de Alessia Russo (de calcanhar), aos 68', e finalmente de Fran Kirby, aos 77'.

Mead reforçou a liderança no topo da lista das melhores marcadoras da prova e passou a somar seis golos. A Inglaterra foi finalista do Europeu feminino em 1984 e 2009, mas nunca alcançou o troféu.

O toque de calcanhar de Alessia Russo

O toque de calcanhar de Alessia Russo

Naomi Baker

Em Bramall Lane, com quase 30 mil espetadores nas bancadas, Inglaterra e Suécia protagonizaram mesmo uma reedição da final de 1984, a primeira de sempre, na altura ganha pelas escandinavas no desempate por grandes penalidades.

Na quarta-feira, no segundo jogo das meias-finais, Alemanha, oito vezes campeã, e França, pela primeira vez nesta fase, defrontam-se em Milton Keynes.

A final está agendada para domingo, no Estádio de Wembley, em Londres.