Tribuna Expresso

Perfil

Fórmula 1

GP Hungria: George Russell consegue primeira pole da carreira, Verstappen partirá de 10.º

O britânico da Mercedes superou os dois homens da Ferrari, com Sainz a ficar em segundo e Leclerc em terceiro. Já o campeão do mundo foi só o 10.º mais rápido, partindo um lugar à frente do seu companheiro Sergio Pérez

Pedro Barata

Anadolu Agency/Getty

Partilhar

George Russell, piloto da Mercedes, vai partir da pole position no GP Hungria, arrancando do primeiro lugar da grelha pela primeira vez na sua carreira. O britânico foi mais rápido do que toda a concorrência na 13.ª prova do campeonato, melhorando cerca de um segundo em comparação com o que fez nos treinos livres de sexta-feira — fez a melhor volta em 1.17,377 minutos —, e disse "sentir-se na lua" e "eufórico" por ter sido o melhor na qualificação.

Perto do final, Carlos Sainz tinha o tempo mais rápido, mas o espanhol da Ferrari foi batido por Russell por 0,044 segundos. Em terceiro arrancará o outro Ferrari, Charles Leclerc, que considerou "não ter sido um bom dia", queixando-se de "inconsistência" e problemas com os pneus.

Mau sábado teve a Red Bull, cujos pilotos fizeram somente 10.º e 11.º. Max Verstappen partirá de 10.º e Sergio Pérez um lugar atrás do neerlandês. A sessão da Red Bull ficou marcada por alguns problemas técnicos, chegando Verstappen a queixar-se que "nada funcionava" no seu monolugar.

Recorde-se que Verstappen, campeão em título, lidera o Mundial com 233 pontos, com Charles Leclerc em segundo com 170 pontos. A corrida do GP Hungria começa no domingo às 14h00.