Expresso

Guardiola disse que em Inglaterra “todos apoiam o Liverpool” e Klopp respondeu com gargalhadas: “Até aqui na cidade só 50% querem que ganhe”

Guardiola disse que em Inglaterra “todos apoiam o Liverpool” e Klopp respondeu com gargalhadas: “Até aqui na cidade só 50% querem que ganhe”
Robbie Jay Barratt - AMA

O Manchester City está na frente da tabela, mas a decisão da Premier League ainda está em aberto, com o Liverpool à espreita. Enquanto os últimos pontos não são contados, Pep Guardiola e Jurgen Klopp vão trocando mensagens nas conferências de imprensa. Tudo isto com irritações e humor à mistura

O Manchester City está no primeiro lugar da Premier League, com mais três pontos que o Liverpool, num momento em que faltam apenas duas jornadas para o final do campeonato. Antes mesmo da hora das decisões dentro do campo, os treinadores optaram por começar uma disputa de palavras fora das quatro linhas.

Pep Guardiola, do City, deu o pontapé de saída: "Todos neste país apoiam o Liverpool, os media e todos", disse Guardiola à beIN Sports após o jogo frente ao Newcastle, que a sua equipa venceu por 5-0. "Porque o Liverpool tem uma história incrível na competição europeia. Não na Premier League, porque ganhou uma em 30 anos, mas isso não é de todo um problema", sublinhou, não propriamente bem-disposto.

Durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Aston Villa, na tarde desta segunda-feira, Jurgen Klopp foi confrontado com os comentários e acabou por não conseguir conter primeiro o sorriso e depois as gargalhadas.

Em resposta, Klopp realçou que metade da sua própria cidade não quer que o Liverpool vença a Premier League e disse nunca ter sentido qualquer apoio exterior à base de fãs da equipa: “Eu vivo em Liverpool, portanto, sim, aqui muitas pessoas querem que ganhemos a liga, isso é verdade, mas mesmo aqui na cidade são provavelmente apenas 50% porque as outras pessoas estiveram envolvidas noutra luta, pelo menos até ontem".

O treinador alemão sugeriu ainda que a reação de Guardiola seria influenciada pela recente eliminação do City na Liga dos Campeões, frente ao Real Madrid.

"Não sei exatamente em que situação se encontrava o Pep, depois de ter sido eliminado da Liga dos Campeões, que obviamente já é suficientemente difícil de aguentar. O Liverpool chegou à final e depois dizem estas coisas como 'eles só jogaram contra o Villarreal, nós jogámos contra o Real'. Depois diz-se o que se diz. E ele tem razão, ainda por cima. Eu estava certo sobre o Tottenham, eles estão em 5.º lugar. E ele estava certo, ganhámos apenas uma Premier League”, disse Klopp, comparando a situação a umas declarações que fez sobre o Tottenham e mais tarde se arrependeu, apesar de estar certo.

Klopp salientou ainda que a sensação que tem quando joga fora de Anfield é, na verdade, contrária ao que Guardiola descreveu. “Não faço ideia se todo o país nos está a apoiar, não sei se isso é verdade. Não é a sensação que tenho quando vamos a outros lugares e jogamos lá, na verdade é o contrário, mas talvez ele saiba mais sobre isso do que eu", concluiu.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt