Perfil

Expresso

Kyrie Irving, dos Brooklyn Nets, multado em 50 mil dólares por gestos obscenos dirigidos aos adeptos dos Boston Celtics

O basquetebolista foi castigado pela NBA após ter respondido com gestos e palavras obscenos às provocações vindas das bancadas preenchidas por adeptos dos Celtics, a sua antiga equipa. Irving defendeu-se dizendo que tinha apenas respondido aos fãs “com a mesma energia” que eles tinham tido para com ele

Expresso

Jim Davis/The Boston Globe via Getty Images

Partilhar

Kyrie Irving, jogador dos Brooklyn Nets, foi castigado pela NBA depois de ter respondido com gestos e palavras obscenos a provocações feitas pelos adeptos dos Boston Celtics, a partir da bancada. De acordo com o próprio, a atitude foi apenas uma resposta ao público “com a mesma energia” que lhe tinha sido dirigida.

Num comunicado emitido terça-feira, Byron Spruell, dirigente da NBA, disse que a multa de Irving, no valor de 50 mil dólares, se devia ao comportamento “obsceno” e às “palavras profanas” dirigidas aos espetadores. O incidente ocorreu no final do jogo 1 dos play-offs da NBA, que os Nets perderam.

Kyrie Irving defende-se: “Quando as pessoas começam a gritar (…) ‘f*** you’ e coisas do género, há um limite para o que consegues ouvir sem reagir. Espera-se que sejamos dóceis e humildes, tenhamos uma atitude humilde, que se f*** isso, são os play-offs. É o que é”.

O basquetebolista conhece bem aqueles adeptos. Irving jogou na equipa de Boston durante duas épocas, entre 2017 e 2019, e admitiu que já está habituado a ser mal recebido pelos fãs dos Celtics desde que deixou o clube. Na época passada, Irving foi atingido por uma garrafa de água e disse, nessa altura, ter sido vítima de “racismo subtil” por parte dos espetadores.

Kevin Durant, companheiro de equipa de Irving, ele próprio experiente em mudanças de clube durante a carreira na NBA, pôs alguma água na fervura do incidente entre o colega e os adeptos adversários: “É saudável se todos perceberem ambos os lados (…) Houve tempos em que te amaram, aplaudiram-te e compraram as tuas camisolas. (…) Eles sentem um pedaço deles a ir embora [quando os jogadores deixam o clube]”.

O segundo jogo entre as duas equipas acontece na noite desta quarta-feira. Bruce Brown, jogador dos Nets, nascido e criado em Boston, acha que Irving não está muito preocupado com a receção que vai ter. “Os fãs dos Celtics fazem barulho. Por vezes demasiado, mas é Boston. (…) Eles vão ‘cair’ em cima dele, mas ele não está preocupado com isso.