Euro 2024: o golo que colocou a Turquia nos oitavos de final e acabou com as esperanças checas
A Turquia venceu a Chéquia por 2-1, num jogo condicionado por uma expulsão ao minuto 20, mas que se manteve aberto até aos descontos, quando os turcos ‘mataram’ o encontro.
RESUMO
SIC Notícias
No outro jogo do grupo de Portugal, a Turquia garantiu esta quarta-feira o apuramento para os oitavos de final do Euro 2024, após uma vitória (2-1) contra a Chéquia, que diz adeus à competição.
O duelo começou equilibrado, com duas equipas corajosas e vários remates de ambas as partes. No entanto, o encontro ficou condicionado por uma expulsão ao minuto 20.
Antonín Barák viu o segundo amarelo após uma entrada dura e deixou a Chéquia a jogar com 10, tornando ainda mais difícil a missão de conquistar o apuramento para os oitavos de final.
A Turquia cresceu e assumiu as rédeas da partida, cada vez mais 'quentinha', com muitas faltas e cartões, mas foram poucas as ocasiões flagrantes. Jurásek, lateral emprestado pelo Benfica ao Hoffenheim, teve nos pés a melhor oportunidade.
No início da segunda parte, os turcos finalmente abriram o marcador. Depois de uma grande defesa de Stanek, a travar o remate de Yildiz, surgiu o capitão Çalhanoglu para soltar um potente tiro que parou nas redes da baliza checa.
Contra a corrente do jogo, quando tudo parecia estar encaminhado para uma vitória tranquila, Tomás Soucek empatou para a Chéquia aos 66' e levou os adeptos à loucura nas bancadas.
O duelo já se jogava mais com o coração do que com os pés e a Chéquia, lançada ao ataque, deixava espaços para a Turquia contra-atacar. Assim nasceu o golo que sentenciou o resultado final (2-1), marcado por Cenk Tosun, já nos descontos.