Tour de France: no alto de Pla d’Adet reinou Pogacar, o ‘monstro’ amarelo que ganhou vantagem na liderança
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/Getty
A 14.ª etapa da Volta a França foi do ciclista esloveno, que ampliou para 39 segundos o tempo que o separa de Jonas Vingegaard numa tirada em que o português João Almeida manteve o 4.º lugar da classificação geral
O camisola amarela Tadej Pogacar (UAE Emirates) reforçou, este sábado, a liderança da geral, ao vencer isolado a 14.ª etapa da Volta a França, no alto de Pla d’Adet, onde o ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) foi segundo.
O ciclista esloveno atravessou sozinho a linha de chegada, tendo pedalado o derradeiro quilómetro a sós, após descolar dos perseguidores. Foi a segunda vitória do esloveno nesta edição da Volta a França, após já ter sido o mais rápido na 4.ª etapa.
Depois de atacar a cinco quilómetros da meta, o ciclista esloveno coroou o alto de Pla d’Adet, após 151,9 quilómetros desde Pau, em 04:01.51 horas, deixando Vingegaard a 39 segundos e o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) a 01.10 minutos.
Assim, Tadej Pogacar ampliou a vantagem sobre os perseguidores, com o bicampeão em título, que hoje subiu a segundo da geral, já a 01.57 minutos. Evenepoel desceu a terceiro, a 02.22, com o português João Almeida (UAE Emirates) a segurar o quarto lugar da geral.
No domingo há nova jornada pirenaica, com a 15.ª etapa a ligar, ao longo de 197,7 quilómetros, Loudenvielle ao Plateau de Beille, a contagem de montanha de categoria especial a que os ciclistas vão chegar depois de ultrapassarem os Col de Peyresourde, Menté, Portet d’Aspet e Agnes, todos de primeira.