Ciclismo

Tour de France: João Almeida beneficia de nova queda de Roglic e sobe a 4.º em dia de mais uma vitória de Girmay

Tour de France: João Almeida beneficia de nova queda de Roglic e sobe a 4.º em dia de mais uma vitória de Girmay
Tim de Waele/Getty
Na 12.ª etapa, o português ganhou um lugar devido ao incidente com o esloveno da Red Bull-BORA, que perdeu 2,27 minutos. Bini Girmay chegou aos três triunfos nesta edição

O ciclista português João Almeida (UAE-Emirates) subiu à 4.ª posição da geral do Tour de France, após a 12.ª etapa, na qual o eritreu Biniam Girmay conquistou a terceira vitória na 111.ª edição. O velocista da Intermarché-Wanty é o primeiro corredor a chegar ao hat-trick na competição em 2024.

Vencedor da terceira e oitava tiradas, o líder da classificação dos pontos voltou a ser o melhor no final dos 203,6 quilómetros entre Aurillac e Villeneuve-sur-Lot, que completou em 04:17.15 horas. Bini chegou à frente do belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), segundo, e do francês Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels), terceiro.

O eritreu aumentou bastante a sua vantagem na luta pela camisola verde. Girmay soma 328 pontos, mais 107 que o segundo, Jasper Philipsen, da Alpecin, que triunfou nesta classificação no ano passado.

A jornada ficou marcada por uma queda do esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA), que perdeu 2,27 minutos na meta para o pelotão. Foi o segundo dia seguido em que o vencedor do Giro 2023 foi ao chão.

O tempo perdido por Roglic permitiu a João Almeida subir a 4.º da geral, a 04,40 minutos do camisola amarela, o seu companheiro de equipa Tadej Pogacar.

Na sexta-feira, o esloveno da UAE-Emirates vai partir para os 165,3 quilómetros entre Agen e Pau com 1,6 minutos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), com o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) em 3.º, a 01,14 minutos.

Geral após a 12.ª etapa.

Pro Cycling Stats

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt