Tour de France: Remco Evenepoel voa em novo dia positivo para João Almeida
Dario Belingheri/Getty
No contra-relógio da sétima etapa da corrida, o belga da Soudal Quick-Step foi o mais rápido, ganhando 12 segundos a Pogacar, que mantém a liderança. Roglic perdeu 34 segundos para Evenepoel e Vingegaard cedeu 37 segundos. João Almeida foi oitavo e saltou para sexto na geral, mas só a um segundo do quinto
Depois da Vuelta e do Giro, o Tour. Aos 24 anos, Remco Evenepoel completa a trilogia, ganhando tiradas nas três principais corridas por etapas. E claro que tinha de ser no seu querido e amado contra-relógio.
O campeão do mundo da especialidade voou na sétima jornada do Tour de France 2024, no contra-relógio entre Nuits Saint Georges e Gevrey-Chambertin, 25,3 quilómetros entre terras de vinhas e vinhos. Percorrendo o trajeto em 28 minutos e 25 segundos, o belga da Soudal Quick-Step deixou toda a concorrência para trás.
Vítima da queda na Volta ao País Basco que marcou a temporada de ciclismo, Evenepoel esteve entre 4 de abril e 2 de junho sem competir. Não obstante, volta a dar sinais de chegar ao Tour, à sua estreia na corrida francesa, em grande nível.
Em segundo lugar terminou Tadej Pogacar, que conserva a camisola amarela. O esloveno perdeu 12 segundos para Evenepoel, estando agora, na geral, o belga a 33 segundos do líder da UAE-Emirates.
Os quatro principais candidatos ao pódio final em Nice não desiludiram. Em terceiro terminou Primoz Roglic, a 34 segundos de Remco. O homem da Red Bull-Bora é quarto na geral, a 1,36 minutos de Pogacar.
O terceiro da classificação geral individual é de Jonas Vingegaard, o bicampeão que conseguiu minimizar perdas perante a esperada vantagem que Evenepoel e Pogacar teriam. Ainda cauteloso quanto ao seu estado de forma depois da grave queda no País Basco, o dinamarquês terminou a 37 segundos de Evenepoel e, na luta pela amarela, está a 1,15 minutos de Pogi
João Almeida
MARCO BERTORELLO/Getty
Para João Almeida, foi um contra-relógio bastante positivo. O português foi oitavo, a 57 segundos de Pogacar, ganhando tempo a concorrentes próximos como Juan Ayuso (fez mais 21 segundos que Almeida), Carlos Rodríguez (30 segundos pior que o português) ou Mikel Landa (1,18 minutos mais lento que o caldense).
Na geral, João Almeida saltou dois lugares, subindo de oitavo para sexto. Está a 2,17 de Pogacar e somente a um segundo de Juan Ayuso, o seu companheiro com o qual vem estabelecendo uma espécie de rivalidade mais ou menos silenciosa.