• Expresso
  • Tribuna
  • Blitz
  • Boa Cama Boa Mesa
  • Emprego
  • Expressinho
  • O Mirante
  • Exclusivos
  • Semanário
  • Subscrever newsletters
  • Últimas
  • Classificação
  • Calendário
  • Benfica
  • FC Porto
  • Sporting
  • Casa às Costas
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Newsletter
  • Podcasts
  • Crónicas
  • Reportagens
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
Tribuna ExpressoTribuna Expresso
  • Exclusivos
  • Semanário
Tribuna ExpressoTribuna Expresso
  • Últimas
  • Classificação
  • Calendário
  • Benfica
  • FC Porto
  • Sporting
  • Casa às Costas
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Newsletter
  • Podcasts
Exclusivo

Automobilismo

As duas “vacas” UMM que foram pastar ao Dakar e vieram de lá com a barriga cheia

As duas “vacas” UMM que foram pastar ao Dakar e vieram de lá com a barriga cheia
D.R.

Quatro portugueses, um deles em representação da bandeira moçambicana, meteram na cabeça fazer o Dakar ao volante de dois UMM’s com mais de 30 anos e conseguiram o objetivo de chegar ao fim sem ter sido preciso transformar “a vaca preta” e a “vaca branca” numa “vaca malhada”. Mas não faltou muito

As duas “vacas” UMM que foram pastar ao Dakar e vieram de lá com a barriga cheia

Alexandra Simões de Abreu

Jornalista

Na partida da 1.ª etapa de um Rali Dakar a adrenalina está em festa e dança pelo corpo todo desde a noite anterior até quase ao pôr-do-sol do dia inaugural. Será assim pelo menos para os Carlos Sainz, os Loebs e os Peterhansel’s desta vida, que partem com o objetivo de ganhar a mítica prova, que já vai na 46.ª edição. Começar nos lugares cimeiros é fulcral para quem tem intenções de vencer, até para intimidar a concorrência. Mas, para as duplas João Costa/Luís Galvão e Paulo Oliveira/Arcélio Couto, o frio na barriga começou muitos meses antes e a festa da adrenalina só atingiu o auge, não no primeiro, mas no último dia da competição. Conseguir colocar um carro com mais de 30 anos no cimo do palanque, para receber uma medalha, após 7891 quilómetros percorridos tanto em asfalto, como em areia ou no meio de pedras e buracos, é um feito quase milagroso. E com muitas hipóteses de morrer logo à partida.

O navegador Luís Galvão estava nervoso. Era o seu primeiro Dakar e nem queria acreditar estar à beira de terminar o maior desafio automobilístico do mundo, onde habitualmente mais de 40% dos participantes desistem, dizem as estatísticas. O piloto, João Costa, que já vivera a experiência de um Dakar dois anos antes, estranhou vê-lo tanto tempo de volta do fato de competição e perguntou ao rookie: “O que estás a fazer?”; “Estou a limpar o fato como deve ser, que amanhã vamos subir ao pódio e eu quero estar impecável”.

Ao cabo de 13 dias de competição, os três fatos que levaram para a Arábia Saudita já quase se mantêm de pé sozinhos, de tão duros que estão com a camada de pó, óleos, suor e demais sujeiras que carregam consigo. João tinha cumprido a rotina habitual, pediu a um dos mecânicos que lhe soprasse o fato, ainda vestido, com uma pistola de ar comprimido, despiu-o, virou do avesso, borrifou-o com o spray contra maus odores e deixou-o pendurado a secar, ao ar. Depois destas primeiras diligências, Galvão foi sacar de outros utensílios e começou a escovar o fato com esmero e afinco enquanto sonhava com a glória do dia seguinte e as fotos de medalha ao peito.

Na partida para a última etapa, o filme de toda a aventura Dakar voltou a passar pelos olhos dos quatro portugueses. Mas antes de revelarmos como correram as derradeiras horas e como terminou a história do fato de competição tão bem escovado - sim, tem continuação -, recoste-se, que vamos a um pequeno trailer.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: AAbreu@expresso.impresa.pt

Automobilismo

  • Fórmula 1

    O líder do campeonato foi contra as barreiras e Verstappen aproximou-se das papaias

    Lusa

  • Automobilismo

    Incêndios: Caramulo Sprint adia para outubro prova de automobilismo

    Lusa

  • Automobilismo

    Ministério Público quer retirar título nacional de ralis a piloto norte-irlandês

    Rui Gustavo

  • Automobilismo

    Tom Kristensen, o maior mito das 24 horas de Le Mans: “Quando a equipa está contigo, vais fazer tudo por ela. E isso leva-te longe”

    Lídia Paralta Gomes

+ Exclusivos
+ Artigos
  • Opinião

    Mourinho, Guardiola e o milagre da reinvenção

    Tomás da Cunha

  • Modalidades

    Isaac Nader, o atleta que contrariou o destino

    Alexandra Simões de Abreu

  • Futebol nacional

    Dois dos três adeptos da Juve Leo que atacaram rivais com tochas foram detidos pela PJ e têm passado de violência

    Hugo Franco

  • Modalidades

    Alice partiu um pé, chegou o verão e mostraram-lhe o bodyboard. Meia dúzia de anos depois já é campeã mundial

    Diogo Pombo

+ Vistas
  • Futebol nacional

    Adiar o Arouca-FC Porto contraria o “espírito da lei” porque a “intenção da norma é favorecer os dragões por estarem nas provas europeias”

  • FC Porto

    Francesco Farioli: "É difícil lidar com jogadores quem correm a 30 km/h. Tinham seis balas em campo"

  • Andebol

    Chapéu em vez de lenço e jogadoras sem hijab se homens não estiverem a ver: a experiência de Ana Seabra, selecionadora de andebol do Irão

  • Modalidades

    Isaac Nader, o atleta que contrariou o destino

  • Crónica de Jogo

    Na estreia europeia, o FC Porto sofreu com o custo de vida no estrangeiro

  • Crónica de Jogo

    Na estreia europeia, o FC Porto sofreu com o custo de vida no estrangeiro

  • Atualidade

    Governo quer mais atividade física em contexto laboral e vai apresentar medidas para incentivar a prática

  • Opinião

    Mourinho, Guardiola e o milagre da reinvenção

+ Vistas
  • Expresso

    Salvador Sobral: “Considero Rangel muito cobarde. Gostaria muito que Portugal saísse da Eurovisão pelo simbolismo”

  • Expresso

    Maria João Avillez: “Lamento muito que Portugal tenha reconhecido a Palestina. A Autoridade Palestiniana não existe e não tem requisitos para ser um estado”

  • Expresso

    “Oh, meu Deus, é o meu filho!”: mãe perde filho em festival e encontra-o em palco com os Green Day

  • Expresso

    Mudança na trajetória: ciclone Gabrielle vai passar “muito próximo” do Faial, Terceira, São Jorge, Graciosa e Pico

  • Expresso

    Ministério Público investiga betão da casa de Montenegro

  • Expresso

    Normas "inadmissíveis": constitucionalistas, magistratura e advogados condenam lei da nacionalidade, mas também há quem não veja problemas

  • Expresso

    Serviços secretos dos EUA neutralizam rede clandestina que tinha 300 servidores e 100 mil SIM para destabilizar Assembleia-Geral da ONU

  • Expresso

    Como Marcelo tentou “travar” subida do almirante: “Presidente queria absolutamente evitar que Gouveia e Melo viesse a ser CEMA”

Tribuna ExpressoTribuna Expresso
  • Subscrever
  • Exclusivos
  • Newsletter
  • Semanário
  • Estatuto Editorial
  • Código de Conduta
  • Ficha Técnica
  • Política de Cookies
  • Termos de Utilização
  • Política de Privacidade
  • Regras da Comunidade
  • Publicidade
  • Contactos
  • Lei da Transparência
  • Assinar
Siga-nos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS